Programa Mulheres Gravando! – Parte II
A Criatividade na Tela
Com dois filmes bastante diferentes entre si, terminamos a o Programa “Mulheres Gravando!” da Mostra Cinemas do Brasil – No Mundo de 2020. Em “Cine-Fantasma: Assombrações dos Cinemas de Rua” vemos Paola Barreto em conjunto com o Coletivo Cine-Fantasma evocar o espírito do cinema em seu próprio corpo. Paola faz projeções dos antigos cartazes e sobrepõe fachadas unindo o passado ao presente. “Em Busca do cinema no Recôncavo”, projeto de fim de curso de Elizabete Sampaio, também caminha por essa conexão de tempos. No entanto, é no discurso dos cineastas locais que a diretora vai buscar aquilo que já foi (e permanece renovado).
O projeto Cine-Fantasma é um registro de uma ação ou performance coletiva que conta não somente com a projeção, mas também com a pesquisa e os depoimentos recolhidos durante o evento. Como se fosse velar o corpo do cinema, o grupo caminha inicialmente pelo bairro de Copacabana e, em seguida pela Cinelândia (no Centro do Rio de Janeiro), buscando as reminiscências físicas e as que residem somente na memória de espaços nos quais outrora figuravam grandes cinemas.
É interessante perceber como o espaço do cinema se faz forte em uma sucessão de memórias que permanecem vivas. Os depoimentos que encontram nas ruas fazem da experiência uma troca constante de narrativas que algumas vezes fogem do “real”. A sensação é a de uma nova mitologia ainda em criação. Nossas experiências de cinema ou, com o cinema, permanecem mesmo quando a sala já não mais vive no lugar. Aquilo que a diretora chama de fantasmagorias. As sobrevivências dos cinemas nos aparecem em flashes esparsos ou em imagens muito nítidas daquilo que um dia foi. E, o Cine-Fantasma se coloca também como uma manifestação política de reocupação.
Assista a entrevista com Paola Barreto, a Dr. Fantasma, no Apostila Convida #013:
Ouça a entrevista em formato podcast:
“Em Busca do cinema no Recôncavo” é um projeto para a disciplina de roteiro do Instituto Federal da Bahia, do campus de Santo Antônio de Jesus. Ressaltamos essa característica porque a própria diretora enfatiza a importância da criação de cursos de audiovisual na região para que o cinema permaneça vivo e circulando entre as cidades do Recôncavo.
Elizabete Sampaio busca em algumas cidades diretores e trabalhadores do audiovisual de diversas gerações em busca de memórias que a ajudem a construir visões possíveis sobre o passado cinematográfico local. É com entusiasmo que o filme recebe a fala de quem produz ou já produziu cinema e, dessa forma igualmente, aparece Cachoeira entre as cidades exaltadas.
Podemos perceber nesse curta um aspecto similar ao anterior. A memória aparece não como algo a ser deixado no passado, mas como força capaz de nos mobilizar à construção da arte no presente. O convite, então, faz-se límpido: lutar pela manutenção de espaços que transmitam, falem sobre ou ensinem cinema.
Assista a entrevista com Elizabete Sampaio no Apostila Convida #014:
Ouça a entrevista em formato podcast:
Ficha Técnica do Programa Mulheres Gravando! – Parte II
Cine-Fantasma: Assombrações dos cinemas de rua (Paola Barreto, 15′ – Brasil, 2013)
Sinopse: Cine Fantasma é uma série de videointervenções urbanas que ocupa espaços públicos ao ar livre, e acontece em locais que já abrigaram, um dia, salas de cinema. Mixando imagens de arquivo com trechos de filmes e imagens captadas ao vivo no local da ação, as projeções em grande formato evaporam-se pelas paredes externas dos edifícios, ativando a memória da cidade e cruzando imaginários urbanos. Performers caracterizados como fantasmas interpelam os passantes com perguntas e respostas sobre o fim dos cinemas de rua e as implicadas mudanças em espaços comuns nos bairros. O desaparecimento das salas de cinema de rua é um fenômeno observado nas últimas décadas em diversas cidades do Brasil e do mundo. No Rio de Janeiro, bairros como a Tijuca e o Méier, que construíram parte de sua identidade cultural e arquitetônica em torno de salas com capacidade para mais de mil espectadores, assistiram a transformação gradual de seus cinemas em lojas de departamentos, estacionamentos ou igrejas.
Em Busca do Cinema do Recôncavo (Elizabete Sampaio, 15′ – Brasil, 2018)
Sinopse: Curta-metragem, gênero documentário, mostrando a história do cinema no Recôncavo da Bahia, mostrando o que tivemos, o que temos e o que está por vir, com foco em três cidades da região: Nazaré, Santo Antônio de Jesus e Cachoeira.
Clique aqui e conheça a página oficial da Mostra Cinemas do Brasil – No Mundo de 2020.
Clique aqui e conheça a nossa cobertura da Mostra Cinema do Brasil – No Mundo de 2020.