Bombozila | Apostila
Com a publicação da Apostila Bombozila, concretizamos uma parceria com a plataforma de filmes Bombozila, criada em 2016. A fim de explorar a nossa preocupação com o cinema enquanto linguagem política, faremos uma crítica que será lançada em espanhol e português de 15 em 15 dias. O Bombozila conta com temas como Diáspora Africana, Cidades Globais e Identidade de Gênero.
Dessa forma, nosso intuito é que mais pessoas tenham contato com o cinema documentário independente latino-americano e que possamos estreitar laços com os hermanos.
A partir da primeira semana de junho iniciaremos essa trajetória com o documentário brasileiro “Como vejo isso hoje” de Antonia Gama e Marcio Gomes que conduzem um diálogo com os moradores sobre a influência do filme “Cidade de Deus” (2002) para o imaginário visual da comunidade.
Esperamos que vocês aproveitem a oportunidade para ver como é rico e múltiplo o cinema documentário latino-americano. Entre os países representados estão: México, Cuba, Guatemala, Nicarágua, Porto Rico, El Salvador, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, dentre outros.
Ficamos muito contentes em poder promover a discussão que esses documentários suscitam e também de servir como ponte entre espectadores e realizadores.
Que seja longa a parceria!
Acabamos de comenzar una asociación con la Bombozila, creada en 2016. Para explorar nuestra preocupación con el cine como lenguaje político, haremos una critica que se lanzará en español y portugués cada 15 días. Bombozila tiene temas como la Diáspora Africana, las Ciudades Globales y la Identidad de Género.
Por lo tanto, nuestra intención es que más personas tengan contacto con el cine documental independiente latinoamericano y que podamos fortalecer los lazos con los hermanos.
A partir de la primera semana de marzo, comenzaremos esta trayectoria con el documental brasileño “La Forma en que lo Veo Hoy“, de Antonia Gama y Marcio Gomes, quienes dialogan con los residentes sobre la influencia de la película “Cidade de Deus” (2002) para las imágenes visuales y los imaginarios de la comunidad.
Esperamos que aproveche la oportunidad para ver cuán rico y múltiple es el cine documental latinoamericano. Entre los países representados se encuentran: México, Cuba, Guatemala, Nicaragua, Puerto Rico, El Salvador, Ecuador, Colombia, Perú, Bolivia, entre otros.
Estamos muy contentos de poder promover la discusión que generan estos documentales y también servir de puente entre los espectadores y los directores.
¡Que la asociación sea larga!
Lista de filmes disponíveis na plataforma independente Bombozilla em ordem alfabética e por recortes:
N
Na Fila do Sus: Episódio 1 – O Povo na Rua (São Paulo)
Na Fila do Sus: Episódio 2 – Povos Indígenas
Na Fila do Sus: Episódio 3 – Favela Nós por Nós (Rio de Janeiro)
Na Fila do Sus: Episódio 4 – Linha de Frente
Na Fila do Sus: Episódio 5 – Saúde nas Vilas (Porto Alegre)
Na Fila do Sus: Episódio 6 – Uberização da Vida
O
Olhar que eu tenho hoje (em português) / La Forma en que lo veo Hoy (em espanhol)
Total de Filmes: 7
Filmes da capa da Apostila Bombozila:
“Elena” (Petra Costa, 2013)
“Holocausto Brasileiro” (Daniela Arbex, 2016)
“Na Fila do Sus” (Ellen Francisco, 2020)
“O Olhar que eu Tenho Hoje” (Antonia Gama, 2017)
Bombozila | Apostila