Artigo | Aqui Estamos NÓS
Aqui Estamos NÓS
No Dia Internacional das Mulheres, Elza Soares, no auge de seus 84 anos, lança, em parceira com a Amazon Music, um vídeo que reúne uma série de imagens nas quais homenageia diversas mulheres das artes ao som da música “Nós”. Além disso, a plataforma de música desenvolve traz um programa especial para as mulheres da indústria musical, tanto seu aplicativo quanto no canal Amazon Music Brasil no Twitch.
Sobre a importância da carreira de Elza, que alcançou um público ainda maior e mais diverso nos últimos anos, acreditamos ser desnecessário nos repetir (embora exaltar nossas musas nunca seja demais).
No entanto, é interessante analisar a obra da cantora, como fizemos durante a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes a partir do videoclipe “Mulher do Fim do Mundo“, exibido dentro da Mostra Homenagem, que esse ano lembrou parte do trabalho da realizadora Paula Gaitán.
Em “Nós”, o curto vídeo divulgado mescla imagens de arquivo, com um texto versando sobre suas qualidades e potências e citando nomes de mulheres das mais diversas áreas da indústria musical. Embora possa ser entendido apenas como um vídeo de divulgação de música, o clipe oficial de “Nós” apresenta também montagens com referência de jornais antigos enfatizando a história de Elza na música (e na vida). Uma delas fica fixada na cabeça. A manchete fictícia: é mulher.
Com todo enfrentamento que ainda nos é posto, ver o rosto da combativa Elza citar tantos nomes afaga um pouco o peito e os ânimos em uma maré não tão favorável para o setor cultural.
Nós queremos “vacina, respeito, verdade e misericórdia” como disse a, também homenageada, Maria Bethânia em sua recente e emocionante live apresentada na GloboPlay.
Que esse 8M tão particular possa trazer juntas todas essas mulheres em todas suas multiplicidades de corpos, mesmo que somente em energia.
Veja o videoclipe oficial de “Nós”:
Artigo | Aqui Estamos NÓS