Artigo | Mostra Zona Norte de Cinema

Artigo | Mostra Zona Norte de Cinema post thumbnail image

Artigo | Mostra Zona Norte de Cinema

Mostra Zona Norte de Cinema

As Vozes de Outros Territórios

O Ponto Cine, espaço de resistência cultural em Guadalupe, Zona Norte do Rio de Janeiro organizou a Mostra Zona Norte de Cinema que permanecerá no ar entre os dias 22 e 28 de junho.

A Mostra reúne uma série de filmes de realizadores da região tratando sobre o confinamento e a relação com a COVID-19. Mais uma curadoria fundamental, que vem se juntar a outros festivais nacionais organizados durante o período de isolamento social, como o IMS Convida.

São 37 curtas que abordam o tema a partir de diversas perspectivas desde o novo cotidiano que nos acostumamos adotar, como em “DEVANEIOS” de Marçal Vianna, “Meu Querido Diário de Quarentena” de Edvandro de Castro, “Radio Quitanda” , de Paulo Vinicius e “Cadê João?“, de Cristiano Meireles, até  os mais experimentais como “Pulsão“, de Marcelli Ferreira, “Intenso“, de Paulo Téspis, “Eu Senti que Era“, do Coletivo TransPoetas, “RES-PI-RA“, de Victor Maia, “A a Z, de Gabriel Choin e “Despertar“, de Camila C. Bastos ou “Cinco Janelas“, Mazé Mixo.

Há ainda os apocalípticos como “Praga Rogada“, de R. Castelo Branco ou  “Fuga Alienígena“, de Nixxon Alves e Silva ou os mais irônicos, como “Teste“, de Thamirys Borges Sant’Anna.

Independente do gênero e da forma escolhida, a mostra nos abre um leque de realizadores cariocas que conseguem produzir conteúdo de qualidade sem muita verba e enveredam por caminhos interessantes para dar conta da temática proposta.

Dentre os curtas destacamos “Grávida de mim Mesma“, de Samara Costa na qual a jovem expõe uma angústia que muitos de nós compartilhamos. A incapacidade de sair de si e ter que lidar com todas nossas limitações durante o confinamento.

A Mostra Zona Norte de Cinema está com votação aberta e o filme mais votado será anunciado em 30 de junho no Instagram do Ponto Cine e no Facebook do Ponto Cine.

Leia nossos textos sobre os vencedores:

Primeiro colocado: “Vó”, de Felipe Coelho

Segundo colocado: “Memórias”, de Thais Costa e Thais Oliveira

Terceiro colocado: “Grávida de mim mesma”, de Samara Costa

Veja ainda nossa cobertura completa no canal Apostila de Cinema no YouTube com cada um dos realizadores:

Entrevista Samara Costa, realizadora de “Grávida de mim mesma”:

Entrevista com Thais Costa e Thais Oliveira, realizadoras de “Memórias”:

Entrevista com Felipe Coelho, realizador de “Vó”:

Ouça todas as entrevistas no nosso podcast no Spotify:

Mostra Zona Norte de Cinema | Artigo

Em constante construção e desconstrução Antropóloga, Fotógrafa e Mestre em Filosofia - Estética/Cinema. Doutoranda no Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com coorientação pela Universidad Nacional de San Martin(Buenos Aires). Doutoranda em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, é Pesquisadora de Cinema e Artes latino-americanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *