Artigo | 16ª CineOP | Sessões Cero en Conducta e Escuela al Cine

Sessões Cero en Conducta e Cine Escuela Cien Niños Esperando un Trem Documentário 1988 CineOP Chile Crítica Imagem

Artigo | 16ª CineOP | Sessões Cero en Conducta e Escuela al Cine

Cien Niños Esperando un Trem Documentário 1988 CineOP Chile Crítica Imagem

Apostas Chilenas para a Educação Visual: Possibilidades de Renovação das Oficinas Implementadas por Alicia Vega

Dentro da programação da 16ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, dois recortes da Mostra Educação chamaram nossa atenção: a Sessões Cero en Conducta e Escuela al Cine. Ambas compostas integralmente por curtas realizados por jovens chilenos em contexto escolar trazem um palpite que também faz parte de nosso trabalho na Apostila de Cinema. Pensando os movimentos de nossos colegas latino-americanos procuramos dividir e reverberar experiências coletivas que tenham o audiovisual como centro.

Partindo das obras de Alicia Vega e Ignacio Agüero, as sessões mostram resultados de oficinas recentes ocorridas no Chile. Os filmes, realizados durante o ano de 2020, passeiam por temáticas possíveis dentro da realidade de isolamento. Porém, a força dos curtas vai além disso. Acompanhados pelo filme “Cien Niños Esperando um Tren” (1988), documentário de Agüero sobre as oficinas de Alicia na década de 80 – que duraram mais de 30 anos, formando uma série de jovem e possibilitando a abertura de um novo olhar – o conjunto apresenta uma jornada de autoconhecimento e fortalecimento de autoestima para adolescentes que viviam com a escassez de oportunidades e equipamentos. As duas são dribladas com criatividade pela educadora Alicia que dedicou grande parte de sua vida para a contribuição da educação visual no país.

Artigo | 16ª CineOP | Sessões Cero en Conducta e Escuela al Cine

Ouça o episódio do podcast Lente Latina sobre a 16ª CineOP:

Esses esforços que continuam vivos através, do projeto Cero en Conducta, elaborado por Ignacio e em atividade como programa da Universidade do Chile conduzindo oficinas para escolas públicas e a Escuela al Cine da Cineteca Nacional do Chile apontam para um passado, mas também nos ensinam maneiras de ultrapassar dificuldades financeiras. A oficina tocada por Alicia na década de 80 fazia dessa dificuldade ponto de saída para ideias que utilizassem a imaginação como base. Assim, os equipamentos ficavam em segundo plano e a compreensão das cenas e dos enquadramentos se dava através da construção de storyboards.

Os curtas-metragens que integram as Sessões Cero en Conducta e Escuela al Cine já foram feitos dentro de uma realidade na qual a utilização de pequenas câmera digitais ou celulares tornam o acesso ao equipamento menos impossível. Ainda assim, guardam em si a motivação que parece ter sido sempre o impulso para Agüero e Vega. Todos partem de experiências pessoais e cotidianas dos alunos que compartilham dificuldades, memórias e fragmentos de suas realidades procurando conhecer melhor seu entorno, suas famílias e seus desejos.

Clique aqui e acesse a página oficial da 16ª CineOP.

Clique aqui e leia os textos produzidos na nossa cobertura da 16ª CineOP.


Artigo | 16ª CineOP | Sessões Cero Conducta e Escuela al Cine

Ficha Técnica da Sessão Cero Conducta 

Cartas Visuales (Isabel Tapia e Javiera Quintanilla, Chile, 2020, 11′)
De La Cama al Living (Tomás Norambuena e Isabel Tapia, Chile, 2020, 4′)
Un Minuto (Isabel Tapia, Santiago Martínez e Sebastián Rojas, Chile, 2020, 3′)

Ficha Técnica da Sessão Cine Escuela

Desde mi Piel (Victoria Antío, Chile, 2020, 3′)
El Regalo de la Huerta en Pandemia (Vicente Navarrete, Chile, 2020, 3′)
Made in Japan (Victoria Cifuentes, Chile, 2020, 3′)
Raíces (Nahuel Espinoza, Chile, 2020, 3′)

Artigo | 16ª CineOP | Sessões Cero en Conducta e Escuela al Cine

Em constante construção e desconstrução Antropóloga, Fotógrafa e Mestre em Filosofia - Estética/Cinema. Doutoranda no Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com coorientação pela Universidad Nacional de San Martin(Buenos Aires). Doutoranda em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, é Pesquisadora de Cinema e Artes latino-americanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *