Cine Ceará | Mostra Competitiva 03 de Curtas

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Gerações em Choque

A Volta pra Casa Diego Freitas Curta Cine Ceará Mostra Competitiva 033
A Volta pra Casa (Diego Freitas)

A sessão da Mostra Competitiva 03 de curtas-metragens brasileiro do 30º Cine Ceará se posiciona entre extremos de leituras de mundo por parte das gerações. Se na sessão anterior a palavra de ordem foi “referência”, aqui a tentativa de encontrar-se pelo olhar do outro acaba se tornando o grande destaque. O primeiro filme, “A Volta pra Casa“, insere na lista de participantes do festival deste ano um dos maiores atores de todos os tempos: Lima Duarte. Na obra, o diretor Diego Freitas se propõe a falar da velhice.

A história acontece no feriado da Páscoa, quando Plínio, impressionado pela ausência da visita de sua família, é levado pelo jardineiro da casa de repouso onde vive para a residência dos parentes. Ao longo de toda a trajetória, o estranhamento pelo mundo fora do asilo se torna o grande objeto de interesse do curta-metragem. As mudanças na cidade, a tecnologia dos comandos de voz do GPS, o trânsito constante de São Paulo – tudo faz parte da trajetória de Plínio ao destino final: a sua família.

É aqui que o cineasta ilude nossas pretensões. Nunca saberemos a real inocência do jardineiro e a credibilidade das memórias daquele senhor. No final do túnel, ele encontra um mundo que não existe mais. Mais um trabalho genial de Lima Duarte, que nos dá, em pouco mais de dez minutos de personagem, a sensação de que convivemos tanto com Plínio, que somos até capazes de julgá-lo.

Desaparecido Gabriel Calamari Curta CIne Ceará
Desaparecido (Gabriel Calamari)

Já “Desaparecido“, de Gabriel Calamari, se inicia como um exercício de leitura da classe média alta paulistana, focada nos estudantes de cinema. Uma juventude ainda inebriada pelos seus próprios referenciais, que ultrapassam as barreiras do tempo. Ainda apaixonados pelo nouvelle vague, ainda em busca de um purismo da arte. Há uma sensação dúbia aqui, se esse recorte atingirá algum fim a não ser se incorporar ao próprio sistema.

Só que o cineasta insere um elemento de suspense, uma conexão que justifica a condescendência com a qual Tim e Renan trocam suas vivências. Essa extensão da narrativa tradicional, esse apego pelo formalismo e o debate técnico acerca da produção audiovisual pode fazer com que o curta-metragem restrinja sue público em certo momento. Curioso que é uma obra que demora um pouco para encontrar o elemento que a universaliza, mas quando ele é atingido, o faz com louvor.

A história de uma juventude que, com tantas ferramentas nas mãos, pode cair no erro de se acreditar auto suficiente. Calamari nos engana quase até o fim, parecendo fazer parte dela, quando na verdade encontra o tom certo para questioná-la.

Não te Amo Mais Yasmin Gomes Curta Cine Ceará
Não te Amo Mais (Yasmin Gomes)

Um tema que ultrapassa o recorte geracional se apresenta em “Não te Amo Mais“, curta-metragem de Yasmin Gomes que encera a Mostra Competitiva 03. A cineasta cria um documentário que traz depoimentos de imigrantes nordestino residentes na cidade de São Paulo. Ao contrário de leituras bem contemporâneas, de reflexões pautadas nas formas como idosos e jovens se comportam hoje, as motivações do personagens aqui nos remetem ao passado – mesmo que haja uma atualização de percepção.

Todavia, estamos diante da produção dentre as três que mais mergulha na auto reflexão a partir do olhar sobre o outro. Não por acaso, Yasmin evita refletir em imagens aquelas vozes, que narram suas buscas por trabalho, estudos ou a fuga por uma realidade que não respeita sua orientação sexual. Ela generosamente oferece a si para ilustrar as falas de uma geração. Como fenômeno social comum dos últimos tempos, observa-se a ampliação dos horizontes políticos nos discursos daquelas pessoas.

É quase como a idealização de São Paulo (que parece muito a falsa percepção do anonimato cosmopolita tratado no longa-metragem “A Meia Voz“, exibido no mesmo festival) aos poucos se tornasse o verdadeiro motivo do desamparo daquelas pessoas. Um registro importante na esquina de uma década que deixa o mesmo gosto amargo de geração perdida de outros tempos.


Ficha Técnica da Mostra Competitiva 03:

A Volta pra Casa (Diego Freitas, 16′ – São Paulo, 2019)
Sinopse: No domingo de Páscoa em uma casa de repouso, Plínio, um marceneiro aposentado, está cheio de expectativa com a visita de sua família, porém ninguém aparece para buscá-lo. Anselmo, o jardineiro da casa de repouso, ao vê-lo sozinho e cabisbaixo, oferece-se para levá-lo até sua antiga casa. Durante o trajeto, cresce a cumplicidade entre os dois, e Plínio revisita as memórias de sua vida no bairro de Santana, em São Paulo, onde nasceu e cresceu. Ao chegarem, Plínio tem uma surpresa que colocará em xeque as suas lembranças.
Desaparecido (Gabriel Calamari, 21′ – São Paulo, 2020)
Sinopse: Tim e Renan, dois angustiados jovens da classe média paulistana, estão prestes a completar a faculdade de cinema. Tinham tudo calculado para o futuro: depois da entrega do último trabalho, fugiriam juntos, sem rumo. O trabalho, porém, mudaria a vida de um deles para sempre.
Não te Amo Mais (Yasmin Gomes, 10′ – Ceará, 2020)
Sinopse: A partir de depoimentos reais de imigrantes nordestinos, Yasmin traça sua relação com São Paulo, cidade em que vive há quase dez anos.

Assista ao debate sobre os filmes:

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