Do Outro Lado da Lei

Do Outro Lado da Lei Crítica Filme Pablo Trapero Pôster

Sinopse: Em “Do Outro Lado da Lei”, a vida de Zapa muda completamente ao sair de um pequeno distrito e se mudar para Buenos Aires. Junta-se à essa mudança sua entrada para polícia local.
Direção: Pablo Trapero
Título Original: El Bonarense (2002)
Gênero:Drama
Duração: 1h 45min
País: Argentina

Do Outro Lado da Lei Crítica Filme Pablo Trapero Imagem

Cumbia, Armas e uma Boa Dose de Realidade

Um dos filmes do primeiro cinema de Pablo Trapero, “Do Outro Lado da Lei”, conhecido por “Elefante Branco” (2012) e “Abutres” (2010) que guardam quase uma década de separação com essa primeira leva, estreia dia 29 de abril no catálogo do serviço de streaming Belas Artes a la Carte.

Trapero que costuma revirar as entranhas da Argentina o faz com mais ferocidade nessas obras às quais podemos também incluir “Mundo Grua” (1999) e “Nascido e Criado” (2006). Não que seus filmes mais badalados percam a força, mas deixam uma ironia (ainda mais) ácida para trás.

Aqui, trazer o título original da obra “El Bonarense” é importante, pois revela parte da própria trama. Assim são chamados os polícias de Buenos Aires e a alcunha tem um teor crítico, já que as deturpações do sistema fazem parte da realidade local. Muito contam com regalias e facilidades que advém de atitudes ilícitas encorajadas por seus superiores.

Zapa (Jorge Román) é um chaveiro de um pequeno partido que se vê obrigado a mudar após cometer um roubo em conjunto com seu chefe. Suas habilidades sempre farão parte das tensões que irá sofrer ao longo da película. Já em Buenos Aires, o agora aspirante Mendonza começa com uma visão ingênua da instituição e se envolve com uma colega de trabalho. A personalidade ambígua de Zapa é revelada em momentos de agressividade e brutalidade com a companheira , mas ele ainda reluta em assumir essa faceta que esconde dos amigos e parentes mais próximos.

Pablo Trapero, como bom condutor que é, nos mostra com bastante proximidade as esquinas argentinas e adentra um bodegón típico nos mostrando seu lado público e privado. Em outras imagens, também nos sentimos dentro das casas, abarrotadas de objetos e com falas concomitantes que revelam um pouco da confusão dos ambientes. As cenas poluídas de muita informação jamais se tornam excessivas, pois trazem um pouco do caráter quase artesanal com que Trapero conduz suas primeiras obras.

As aulas que podemos observar durante a formação do futuro policial chegam a ser de uma acidez cortante apresentando um treinamento falho que pouco os ajudará em uma ação nas ruas. O muro que é filmado rapidamente com um grafite de La Matanza, uma das periferias da grande Buenos Aires, deixa transparecer de que espaço urbano falamos.

Não pode haver oposição entre a instituição policial e o cidadão comum, honesto”, diz um dos comandantes. Mas há. No filme e na cidade. Assim, aos poucos as incoerências são reveladas até uma sequência final que não precisa de tradutor. A festa de formatura com muita cumbia que celebra a entrada definitiva do cabo Mendonza mostra como as hierarquias são rígidas, mas os elos são bem mais complexos.

Entre atitudes racistas que não são vistas como tal, violências desmedidas e uma série de atitudes moralmente contraditórias, segue a corporação policial supostamente à dever da população (aquela honesta, é claro).

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Como funciona: Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90.

Catálogo conta, até o momento, com mais de 400 obras – incluindo “Do Outro Lado da Lei”.

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Em constante construção e desconstrução Antropóloga, Fotógrafa e Mestre em Filosofia - Estética/Cinema. Doutoranda no Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com coorientação pela Universidad Nacional de San Martin(Buenos Aires). Doutoranda em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, é Pesquisadora de Cinema e Artes latino-americanas.

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