ECA | USP | Encontros Diversos

Mostra Latino-Americana de Curtas Sessão ECA | USP

Mostra Latino-Americana de Curtas Banner

Com a seleção de curtas-metragens da ECA | USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo), a Mostra Latino-Americana de Curtas apresenta linguagens e assuntos diversos.

Lé com Cré Cassandra Reis Curta ECA | USP Mostra Latino Americana de Curtas
Lé com Cré (Cassandra Reis)

Começando com a animação “Lé com Cré” de Cassandra Reis, que dá vida à imaginação de crianças ao fazer um jogo que algumas vezes vemos percorrer pelas redes sociais e no qual podemos transitar por múltiplos caminhos. Partindo de uma palavra como dinheiro ou medo vemos como a construção das crianças opera enquanto bonecos de massinha reproduzem o que foi elaborado por crianças reais. Com idades variadas, observamos como a perspectiva sobre determinado assunto muda e a facilidade ou dificuldade se apresentam na fala direta ou no gaguejar dessas pessoas ainda em formação. A animação da Reptilia Produções constrói interessante material educacional em seus cinco minutos.

Perdeu Pedro Formigoni Curta ECA | USP Mostra Latino Americana de Curtas
Perdeu (Pedro Formigoni)

Trazendo um assunto mais cortante, Pedro Formigoni começa “Perdeu” com um casal de amigos que conversa sobre a tensão de um possível término de namoro para um deles. A sentida tensão entre esses corpos se transforma em outra a partir do momento no qual a personagem Júlia segue sozinha para casa. Ao ser abordada por um morador de rua, a jovem vê o verdadeiro pesadelo começar quando a polícia chega por acaso ao local. Tratando de violência urbana, desigualdade social e abuso de autoridade, temos uma amostra de como as políticas públicas necessitam ser urgentemente reformuladas.

Presa Letícia Kamiguchi Curta ECA USP Mostra Latino Americana de Curtas
Presa (Letícia Kamiguchi)

Letícia Kamiguchi continua a sessão com um olhar que surpreende. Apresentado como suspense, seu curta “Presa” parece carregar a indefinição no conteúdo e forma como é conduzido. O que é bom. Em menos de 20 minutos a história intrigante advinda de roteiro de Fernando Cabral e Leonardo Ortiz se destaca. Ainda que não tenhamos certeza de como as coisas se dão (e tentaremos revelar o mínimo para que a estranheza permaneça na obra), há algo de hipnotizante na maneira como Kamiguchi trabalha a narrativa e as escolhas dos planos. Embora seja um curta-metragem feito no âmbito acadêmico “Presa” já revela personalidade própria – que pode ser sentida desde o primeiro plano até seu crédito espelhado.

Ronda Mauricio Battiscuti e Francisco Miguez Curta Mostra Latino Americana de Curtas
Ronda (Mauricio Battiscuti e Francisco Miguez)

Com roteiro e direção de Mauricio Battiscuti e Francisco Miguez, “Ronda” mantém alta a qualidade. Perseguimos o enlouquecedor trajeto do segurança Hélio pelas ruas de São Paulo. Sem destino definido e com a missão de arrumar um emprego, a personagem vai (aos poucos) caindo no bueiro que São Paulo pode oferecer aos que vão desavisados para capital empresarial do Brasil. Com Hélio, experenciamos uma cidade de dúvidas e com poucas saídas. Embora se perca pelos inúmeros caminhos bifurcados dos prédios do Centro, nosso herói encontra eco em um velho prédio abandonado. São Paulo apresenta, reúne e repele caminhos. Afinal, como deixar de ser o que se é e se transformar no que se quer ser? Pergunta que vale para Hélio e para cidade.

Tecendo a Manhã Alice Andreoli Hirata Curta Mostra Latino Americana de Curtas
Tecendo a Manhã (Alice Andreoli Hirata)

Por fim, a pequena animação “Tecendo Amanhã” parte do canto de um galo e faz-se sinfonia. O trabalho conjunto da diretora Alice Andreoli Hirata e da trilha de Lucia Esteves compõe uma bonita poesia visual que se vê completa com o amanhecer.

A Sessão ECA | USP Feliz encontro de curtas que mostra toda diversidade da produção universitária da USP.


Ficha Técnica da Sessão Brasil ECA | USP da Mostra Latino-Americana de Curtas:

Lé com Cré (Cassandra Reis, 5′ – 2018, Brasil)
Sinopse: Temas como dinheiro, medo e coisas de menino e menina são contados por algumas crianças de um jeito fofo e esquisito.
Perdeu (Pedro Formigoni, 16′ – 2018, Brasil)
Sinopse: Sozinha na noite de São Paulo, Júlia volta para casa depois da faculdade. Cansada e preocupada com a prova do dia seguinte, ignora Jonas, um menino de rua que pede por um trocado. A situação entre os dois fica tensa, até que Julia avista uma viatura da polícia e, por instinto, pede por ajuda. Quando ela acha que a situação está resolvida, percebe que os policiais são um problema ainda maior nessa noite em que todos têm algo a perder.
Presa (Letícia Kamiguchi, 20′ – 2019, Brasil)
Sinopse: Quando o pai sacrifica o cachorro doente da família, a relação com a sua filha mais velha se torna insustentável. Temendo que ele faça o mesmo com a filha mais nova, também doente, as irmãs se juntam para tentar fugir da ameaça do pai.
Ronda (Mauricio Battistuci e Francisco Miguez, 25′ – 2019, Brasil)
Sinopse: Segurança desempregado, Hélio cai em uma espiral de encontros em São Paulo. Enquanto faz promessas de ascensão para sua companheira, que ainda não veio para a capital, passa a rondar a cidade, sem rumo, por sua função.
Tecendo a Manhã (Alice Andreoli Hirata, 2′ – 2019, Brasil)
Sinopse: Um galo não consegue trazer a manhã sozinho. Por isso, vários galos juntos entrelaçam fios de luz para tecer a aurora. Com ela, vem o Sol, que, com sua luz, revela o que antes eram apenas silhuetas.

Clique aqui e conheça a plataforma de transmissão da Mostra Latino-Americana de Curtas.

Clique aqui e acompanhe os textos publicados ao longo da nossa cobertura da Mostra Latino-Americana de Curtas

Em constante construção e desconstrução Antropóloga, Fotógrafa e Mestre em Filosofia - Estética/Cinema. Doutoranda no Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com coorientação pela Universidad Nacional de San Martin(Buenos Aires). Doutoranda em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, é Pesquisadora de Cinema e Artes latino-americanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *