Artigo | Mostra Zona Norte de Cinema
As Vozes de Outros Territórios
O Ponto Cine, espaço de resistência cultural em Guadalupe, Zona Norte do Rio de Janeiro organizou a Mostra Zona Norte de Cinema que permanecerá no ar entre os dias 22 e 28 de junho.
A Mostra reúne uma série de filmes de realizadores da região tratando sobre o confinamento e a relação com a COVID-19. Mais uma curadoria fundamental, que vem se juntar a outros festivais nacionais organizados durante o período de isolamento social, como o IMS Convida.
São 37 curtas que abordam o tema a partir de diversas perspectivas desde o novo cotidiano que nos acostumamos adotar, como em “DEVANEIOS” de Marçal Vianna, “Meu Querido Diário de Quarentena” de Edvandro de Castro, “Radio Quitanda” , de Paulo Vinicius e “Cadê João?“, de Cristiano Meireles, até os mais experimentais como “Pulsão“, de Marcelli Ferreira, “Intenso“, de Paulo Téspis, “Eu Senti que Era“, do Coletivo TransPoetas, “RES-PI-RA“, de Victor Maia, “A a Z“, de Gabriel Choin e “Despertar“, de Camila C. Bastos ou “Cinco Janelas“, Mazé Mixo.
Há ainda os apocalípticos como “Praga Rogada“, de R. Castelo Branco ou “Fuga Alienígena“, de Nixxon Alves e Silva ou os mais irônicos, como “Teste“, de Thamirys Borges Sant’Anna.
Independente do gênero e da forma escolhida, a mostra nos abre um leque de realizadores cariocas que conseguem produzir conteúdo de qualidade sem muita verba e enveredam por caminhos interessantes para dar conta da temática proposta.
Dentre os curtas destacamos “Grávida de mim Mesma“, de Samara Costa na qual a jovem expõe uma angústia que muitos de nós compartilhamos. A incapacidade de sair de si e ter que lidar com todas nossas limitações durante o confinamento.
A Mostra Zona Norte de Cinema está com votação aberta e o filme mais votado será anunciado em 30 de junho no Instagram do Ponto Cine e no Facebook do Ponto Cine.
Leia nossos textos sobre os vencedores:
Primeiro colocado: “Vó”, de Felipe Coelho
Segundo colocado: “Memórias”, de Thais Costa e Thais Oliveira
Terceiro colocado: “Grávida de mim mesma”, de Samara Costa
Veja ainda nossa cobertura completa no canal Apostila de Cinema no YouTube com cada um dos realizadores:
Entrevista Samara Costa, realizadora de “Grávida de mim mesma”:
Entrevista com Thais Costa e Thais Oliveira, realizadoras de “Memórias”:
Entrevista com Felipe Coelho, realizador de “Vó”:
Ouça todas as entrevistas no nosso podcast no Spotify:
Mostra Zona Norte de Cinema | Artigo