Nicarágua | Opostos Complementares

Mostra Latino-Americana de Curtas Sessão Nicarágua

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Com dois curtas-metragens que podem ser entendidos como opostos, a Nicarágua vem representada na Mostra Latino-Americana de Curtas. Ressaltamos essa oposição, pois há alguns anos o país vive uma quase constante onda de protestos em decorrência de sua crise política. Se podemos dizer que o que nos chega de obras audiovisuais dos países sul-americanos é pouco (principalmente quando pensamos no grande circuito comercial no Brasil), as obras da América Central são ainda mais raras em nossas salas. Assim, esta sessão se torna particularmente interessante por apresentar diretores que trabalham com linguagens e temáticas distintas.

Em “Grote (Fogo)“, de Félix Fernandez Huete, acompanhamos a tragédia da família Velásquez que perdeu seis de seus integrantes em meio a protestos em junho de 2018. Ao mostrar o que sobrou da casa queimada, o diretor aos poucos revela também como era a vida da família, que vivia em um bairro simples e tinha como principal renda a fábrica de colchões estruturada em sua própria residência (o que pode explicar a rapidez com a qual o fogo se alastrou).

Grote (Fogo) Félix Fernández Huete Curta-Metragem Nicarágua
Grote (Fogo) (Félix Fernández Huete, 2019)

Dos Velásquez sobraram três integrantes e podemos escutar a versão de duas sobreviventes. Para além da tragédia familiar, o curta-metragem anuncia o colapso social no qual vive a Nicarágua, que recentemente também sofreu as consequências de uma forte tempestade. Os protestos, no entanto, continuam com maior ou menor grau em todo território. Enquanto o governo rejeita as indicações da ONU, outras famílias continuam a sofrer entre embates policiais e organização de grupos de oposição à Daniel Ortega, que presidiu o país desde 2006 (tendo permanecido no cargo também entre 1979 e 1990). “Grota (Fogo)”, então, é apenas a ponta de um iceberg que ainda devasta o país.

Por outro lado, a curadoria aponta com a lúdica animação “La Niña Y la Estrella” (A Menina e a Estrela), de Gabriel Serra. Ao combinar desenhos e imagens filmadas, o cineasta constrói imagens para o poema de Rubén Dario, “A Margarita Debayle”. Conhecido poeta latino-americano do início do século XX, Dario teve como inspiração uma jovem real para seu poema quase surrealista.

La Niña Y la Estrella (A Menina e a Estrela) Gabriel Serra Curta Nicarágua
La Niña Y la Estrella (A Menina e a Estrela) (Gabriel Serra, 2016)

Serra foi indicado em 2015, com apenas trinta anos, ao Oscar de melhor curta-metragem documental por “La Parka“, visto como um realizador promissor no país, esperamos ter acesso a outras produções do diretor. A poética deste pequeno curta-metragem selecionado contrasta com a crueza de algumas das imagens que pudemos acompanhar no canal do Vimeo alimentado pelo próprio Gabriel Serra. Embora não se possa afirmar as motivações da curadoria para tal seleção, talvez ela aponte para uma saída para a crise que se arrasta pela Nicarágua. Uma saída que combine enfrentamento, mas também empatia – não somente como discurso, mas como ato – e sonho. Porque viver de realidade sozinho pode ser duro demais.


Ficha Técnica da Sessão Nicarágua da Mostra Latino-Americana de Curtas:

Grote (Fogo) (Félix Fernández Huete, 19′ – 2019, Nicarágua)
Sinopse: 16 de junho de 2018, a Nicarágua está em uma agitação sociopolítica. Em meio aos protestos, um incêndio de uma casa no bairro Carlos Marx, em Managuá, deixaria uma família completamente carbonizada. Seis pessoas morreram, entre elas duas crianças, e três membros da família sobreviveram. Esta é a história deles.
La Niña Y la Estrella (A Menina e a Estrela) (Gabriel Serra, 6′ – 2016, Nicarágua)
Sinopse: Animação em curta-metragem inspirada no poema “A Margarita Debayle”, de Rubén Dario, o qual trata sobre a infância, uma princesa que sobe ao céu e corta uma estrela para dá-la aos pais.

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Em constante construção e desconstrução Antropóloga, Fotógrafa e Mestre em Filosofia - Estética/Cinema. Doutoranda no Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com coorientação pela Universidad Nacional de San Martin(Buenos Aires). Doutoranda em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, é Pesquisadora de Cinema e Artes latino-americanas.

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