Aqui no “Onde Assistir” atualizaremos semanalmente a lista de críticas em que os filmes estão disponíveis nos cinemas e nas mais diversas plataformas de streaming. Este espaço segue em construção e, devido ao fechamento da maioria das salas de exibição, ainda não conta com a lista de obras em cartaz.
O Amazon Prime Vídeo é o serviço de streaming por assinatura da Amazon. Desde setembro de 2020, permite a hospedagem de outras plataformas na mesma interface. Optamos por seguir listando apenas os filmes e séries acessíveis na assinatura básica.
Clicando aqui você será direcionado ao menu de críticas de produções disponíveis na plataforma Amazon Prime Video.
A Apple TV+ é o serviço de streaming por assinatura da Apple lançado em 2019. Desde o início de 2022 passou a transmitir eventos esportivos em vários países do mundo, como a MLB e a MLS para o Brasil. Listamos em nossa categoria apenas os filmes e séries acessíveis na assinatura básica, uma vez que há na plataforma serviço de VOD.
O Belas Artes à La Carte é o serviço de streaming por assinatura do grupo controlador do Cine Belas Artes, autoproclamado um dos mais importantes pontos de encontro intelectual e artístico da cidade de São Paulo e também da distribuidora Pandora. Lançado em outubro de 2019 dentro da plataforma Looke e se tornando um streaming próprio ao longo do ano seguinte. Listamos em nossa categoria os filmes e séries acessíveis na assinatura básica e também as ofertas pontuais de serviço de VOD de importantes lançamentos.
Clicando aqui você será direcionado ao menu de críticas de produções disponíveis na plataforma Belas Artes à La Carte.
A Bombozila (acesse aqui a página oficial), parceira da Apostila de Cinema, é uma plataforma de acesso a documentários independentes, que retratam as lutas sociais globais, fundada em 2016 no Rio de Janeiro. Clicando aqui você tem acesso a uma apostila especial sobre eles.
Clicando aqui você será direcionado ao menu de críticas de produções disponíveis na plataforma Bombozila.
O Disney+ é o serviço de streaming de assinatura da Disney, lançado em setembro de 2020 no Brasil. Direcionado ao público da cultura pop, inclui suas produções originais ao longo do tempo, parte do catálogo da Fox e da National Geographic. Há divisões específicas para conteúdos das franquias Marvel e Star Wars, além de filmes da Pixar.
Clicando aqui você será direcionado ao menu de críticas de produções disponíveis na plataforma Disney+.
A distribuidora de produções nacionais Embaúba Filmes, desde o início da pandemia, disponibilizou em seu site oficial algumas de suas produções mais famosas dos últimos anos – além de lançamentos exclusivos neste formato. Uma tentativa de minimizar os impactos causados pelo fechamento das salas de cinema durante o ano de 2020.
Clicando aqui você será direcionado ao menu de críticas de produções disponíveis na plataforma da Embaúba Filmes.
A Filmicca é o serviço de streaming da distribuidora brasileira Supo Mungam. Especializada em filmes exibidos e premiados em festivais de cinema ao redor do mundo, atua no circuito de arte há muitos anos. Além de parte do acervo licenciado originalmente para os cinemas, desde março de 2021 começaram a ser inseridos no catálogo clássicos do cinema europeu e asiático.
Clicando aqui você será direcionado ao menu de críticas de produções disponíveis na plataforma Filmicca.
O GloboPlay (em processo de fusão de catálogos com o Telecine) é o serviço de streaming das Organizações Globo. Além de produções originais de séries, documentários e musicais, a plataforma conta no catálogo com novelas e conteúdo audiovisual em exibição nos canais Globo, além de relançamentos. Em parceria com a programação de outras redes do conglomerado, como GNT, GloboNews e Multishow, é possível acesso a outras produções. Além disso, há aquisição de conteúdo internacional, em filmes e séries.
Clicando aqui você será direcionado ao menu de críticas de produções disponíveis na plataforma da Globo Play.
A HBO Max é o serviço de streaming de assinatura do grupo AOL Time Warner, lançado em junho de 2021 no Brasil. Inclui o catálogo clássico do estúdio, além de filmes e séries da HBO, animações do Cartoon Network, produções originais, dentre outros.
Clicando aqui você será direcionado ao menu de críticas de produções disponíveis na plataforma da HBO Max.
O Looke é um serviço de streaming híbrido. Possui assinatura mensal e serviço sob demanda, em que é possível alugar ou adquirir filmes. Há outros serviços a ele vinculados como SPCine Play e o on demand do Canal Brasil. Se alguns deles concentrar um número considerável de críticas, abriremos uma nova categoria. Alguns festivais e pré-estreias usam o Looke como plataforma oficial, como ocorreu na Mostra Ecofalante em agosto de 2020. Neste caso, por ser em um tempo limitado, direcionaremos direto aos arquivos do evento.
Clicando aqui você será direcionado ao menu de críticas de produções disponíveis na plataforma Looke.
A Mubi é um serviço de streaming por assinatura em que uma curadoria disponibiliza um novo filme por dia. Este pode ser acessado pelo período de um mês, sem a certeza de que ele voltará ao catálogo. Durante o ano de 2020, por conta do isolamento social e na tentativa de ampliar sua base de clientes, a plataforma disponibilizou um acervo maior, tornando a oferta de críticas já existentes aqui na Apostila de Cinema maior.
Clicando aqui você será direcionado ao menu de críticas de produções disponíveis na plataforma Mubi.
A Netflix é o serviço de streaming mais popular do Brasil e do mundo. Por isso, criamos uma apostila especial para listar obras originais – tanto na produção quanto na distribuição – da plataforma. Na categoria vinculada no link abaixo há uma ampliação, com todos os filmes no momento disponíveis no aplicativo.
Clicando aqui você será direcionado ao menu de críticas de produções disponíveis na plataforma Netflix.
A Netmovies é um serviço de streaming gratuito. Concorrente da Netflix em sua origem, era um serviço de assinatura de mídia física em São Paulo, migrando para o streaming no ano de 2013 e encerrando as operações de delivery em 2015. No mesmo ano foi adquirida pelo Looke, player internacional que se firmada como concorrente direto da Netflix. Após tentativas de viabilizar a Netmovies em assinaturas e VOD, passando a disponibilizar parte de seu catálogo no YouTube em maio de 2020. Devido ao sucesso da empreitada, migrou para streaming gratuito em aplicativo próprio em outubro do mesmo ano
Clicando aqui você será direcionado ao menu de críticas de produções disponíveis na plataforma Netmovies.
O Paramount+ é o serviço de streaming do grupo Viacom, formado por empresas como CBS, MTV, Comedy Central e Nickelodeon. Após tentativas de se firmar no mercado norte-americano ao longo da década passada em transmissões ao vivo e catálogos em VOD, foi relançado com esse nome em março de 2021, já em expansão para a América Latina. Aqui investe no ano de 2022 em licitações de transmissões esportivas e obtém sucesso, o que traz perspectivas de crescimento a partir de 2023. O conglomerado também possui um serviço de streaming gratuito, a Pluto TV, porém com acesso em plataforma diversa. Optamos aqui por registrar apenas as produções da assinatura mensal do Paramount+.
Clicando aqui você será direcionado ao menu de críticas de produções disponíveis na plataforma Paramount+.
O Star+ é um serviço de streaming do grupo Disney, formado pelos títulos que compõem sua biblioteca subsidiária, com produções da 20th Century Studio (ex-Fox), Searchlight e Touchstone Picutres, além de originais da ABC, FX e Hulu. Lançado em março de 2021, chegou à América Latina seis meses depois. Retransmite eventos ao vivo de parte dos canais ESPN e, assim como o Paramount+, investiu nessa região com a aquisição de direitos exclusivos de transmissão esportiva.
Aqui listamos produções que se encontram de forma exclusiva outras plataformas de oferta de filmes sobre demanda, para aluguel ou aquisição. São eles: Claro Video, Google Play, Now, Vivo Play, Oi Play e Vivo Play, YouTube Movies,
Clicando aqui você será direcionado ao menu de críticas de produções disponíveis nas outras plataformas.
Tem alguma sugestão de serviço de streaming para fazer parte da nossa lista? Deixe sua sugestão nos comentários!