Súplicas Atendidas: Os Arquivos de Capote

Súplicas Atendidas: Os Arquivos de Capote Documentário The Capote Tapes Crítica Filme Pôster

Sinopse: Em 1975, o romance “Answered Prayers” era uma promessa para a carreira de Truman Capote, socialite e forte nome da literatura americana. Entretanto, o livro acabou sendo ofuscado e nunca foi finalizado. O documentário “Súplicas Atendidas: Os Arquivos de Capote” explora os motivos que levaram à ascensão e à queda de Capote, através de materiais de arquivo e entrevistas inéditas de pessoas que o conheciam.
Direção: Ebs Burnough
Título Original: The Capote Tapes (2019)
Gênero: Documentário
Duração: 1h 38min
País: EUA | Reino Unido

Súplicas Atendidas: Os Arquivos de Capote Documentário The Capote Tapes Crítica Filme Imagem

Um dos Seus

Após algumas exibições em festivais internacionais em 2019 e 2020, incluindo a última edição presencial do Festival do Rio, o documentário “The Capote Tapes” ganhou o circuito de streaming este ano. Chegou ao Brasil de forma bem discreta, no catálogo do Telecine, com o nome “Súplicas Atendidas: Os Arquivos de Capote“. Traçando uma historiografia do polêmico escritor norte-americano, a obra dirigida por Ebs Burnough vende uma ideia inicial um pouco menos tradicional. Ao usar como base gravações em áudio de de entrevistas de Truman Capote, a tendência era a criação de um mosaico um povo menos óbvio sobre sua trajetória de vida.

Todavia, por mais que o filme, aos poucos, vá se tornando uma cinebiografia, o magnetismo do autor celebridade nos envolve. Começamos por uma abordagem clássica, em que entrevistados – seja para a produção do longa-metragem ou a partir de imagens de arquivo – tentam definir um artista que, passados menos de quarenta anos de sua morte, parece bem menos consumido do que merece. Capote transitou por espaços diversos, unindo a veia jornalística e a vontade de contar boas histórias com uma acidez midiática que usava o próprio culto à celebridade como objeto. Se o segundo parece alcançar níveis ainda maiores na sociedade atual, a primeira característica supriria uma carência de mensagem de um tempo em que todos produzem e poucos absorvem.

De sedutor à esquisito, os adjetivos que o acompanham são dos mais diversos. Para quem assistiu “Capote” (2005) e o conheceu pelo olhar de Philip Seymour Hoffman – que venceu o Oscar por sua atuação no filme, no momento disponível no Amazon Prime Video – não estranhará sua presença e talvez entenda melhor os motivos que tornaram o trabalho do saudoso autor algo transcendental. Uma voz marcante de uma pessoa que transformou a alta sociedade nova iorquina em objeto de estudo. Se inseriu, fez carreira e sugou dela tudo o que lhe interessava – mas viu seu golpe final ser retardado ao máximo porque era ele que habitava uma das torres do castelo de areia que ele criou.

Até que o terço final de “Súplicas Atendidas: Os Arquivos de Capote” se debruce sobre “Answered Prayers”, o romance que escancararia e escandalizaria com os meandros daquele grupo privilegiado, aqueles que conhecem pouco ou quase nada de Truman terão a oportunidade de entender seu tamanho. Por mais que sua amizade com Harper Lee e o fenômeno que se tornou “A Sangue Frio” (1966) – até hoje uma referência de um gênero conhecido como romance não-ficcional, merecessem uma obra própria, com abordagem bem menos atravessada. Capote ali saiu de um ambiente e mergulhou em outro, no interior do Kansas, como um camaleão cansado de ficar no mesmo lugar – e que foi base de um de seus últimos lançamentos, já nos anos 1980, “Música para Camaleões“, que reunia parte de textos soltos que nunca saberemos o nível de ficcionalidade.

Por trás da imagem icônica de Capote, há esta contribuição sobre o uso da linha tênue entre ficção e realidade, que não necessariamente se conectam em polos como verdades e mentiras. “Não deixe a verdade estragar uma boa história“, uma das frases a ele atribuída durante o longa-metragem. Sob este manto ele fez história no final da década de 1940 com “Outras Vozes, Outros Lugares“, tido por muitos como o primeiro romance gay norte-americano, em que o próprio escritor dizia ser uma sessão de exorcização dos demônios de um jovem saído do Alabama. Com “Bonequinha de Luxo” o sucesso comercial que lhe transformou em produto do meio pelo qual ele se alimentava. Talvez isso tenha sido fatal para suas pretensões como escritor, mas por outro lado parece ter sido a porta de entrada de uma vida de esgotamento que ele, de certa forma, buscava.

O velho preconceito erudito, que fez Truman passear no limbo entre “alta” e “baixa” cultura é um dos fatores que o fez sua escrita se perder um pouco no tempo. A adaptação suavizada e glamorosa de seu romance, estrelado por Audrey Hepburn, deu às novas gerações uma falsa primeira impressão sobre sua figura. Isto o documentário, em parte, consegue dirimir. Mostra como ele acabou se tornando uma alegoria, um personagem forjado pela experiência na alta sociedade que o acolheu. Promovendo festas e assumindo o olhar midiático ao ser figura constante em talk shows como o de Johnny Carson – um fenômeno comum também nos Brasil quando este tipo de programa surgiu, a partir dos anos 1990.

Súplicas Atendidas: Os Arquivos de Capote“, então, dimensiona o que seria uma punhalada nas costas de um grupo no qual o próprio fazia parte. Na fase final da vida, o Studio 54 renderia ainda novas histórias e escândalos, em infinitas possibilidades narrativas do que ele percebia ser sua obra-prima. E ao mesmo tempo seu obituário. As fitas permaneceram e provaram que ele estava certo, mas nem todos os escritos foram localizados. Uma pena, a sempre decadente e brega alta sociedade tem muito a nos ensinar, em sua superficialidade atemporal e capaz até de compreender aquele que o abominava como um dos seus.

Veja o Trailer:

 

Clique aqui e leia críticas de outros filmes do Telecine.

Jorge Cruz Jr. é crítico de cinema e editor-chefe da plataforma Apostila de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *