4lgunxs Pibxs

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Sinopse: Entediado com esse confinamento (o que é bom) para cuidar de nós mesmos, verificando coisas – limpando discos rígidos, encontrei vídeos que havia filmado há muito tempo, entre 2006 e 2008, de jovens a andar de skate, de bicicleta, caminhando: coisas de adolescentes. São imagens de outros filmes deixadas para trás e imagens cedidas. Editado entre abril e maio de 2020.
Direção: Raul Perrone
Título Original: 4lgunxs Pibxs (2020)
Gênero: Experimental
Duração: 1h 8min
País: Argentina

4lgunxs pibxs Crítica

As Facetas de Raul Perrone

Costuma ser difícil escrever sobre um diretor o qual admiramos profundamente. Há alguns anos tive a oportunidade de escrever sobre Hierba (2015) e agora, novamente pego uma obra de Perrone para analisar. Uma coisa que podemos falar de cara é que o diretor é extremamente produtivo e múltiplo, assim que durante a Quarentena , não poderia ser diferente. Ainda que impedido de registrar novas imagens, Perrone utiliza antigos trechos de material filmado entre 2006 e 2008 e inicia o trabalho. É assim que o diretor chega ao Festival Ecrã 2020, após passagem no Festival do ano passado, com “4lgunxs Pibxs“.

A primeira surpresa vem já na primeira sequência da obra. Raul revela o processo, mostrando velhas imagens dubladas em português( algo meio Hermes e Renato) enquanto adianta e retorna o que vê diante de seus olhos. Parecia estar procurando um objeto e, ele aparece, ainda que tangencialmente. Assim, podemos entender que o skate e os skatistas perpassam grande parte da obra, mas não são necessariamente o objeto central. Como costuma ser padrão nas obras do argentino, os sujeitos, os lugares e as questões passeiam pela tela sem que tenhamos muito tempo para fixá-las. Perrone parece um Benjamin pós-moderno: o que pode ser fixado e completamente apreendido, está morto- porque já não permite a troca ou o diálogo.

Como avisei de início, em minha percepção, nosso hermano é um dos mestres do cinema experimental justamente por não gostar de rótulos. Cinema autoral, experimental, documentário ficcional, ficção documental. Ele se encaixaria em qualquer um dos gêneros e em nenhum.

Não faz questão de explicar muita coisa e, apesar de admitir que esse filme é bem diferente dos demais que já assisti- incluindo aqui Hierba, que tive o prazer de ver durante o BAFICI de 2016 – não me parece que essa seja uma questão tampouco no resto de sua diversificada obra (composta por mais de 20 filmes desde a década de 90). Perrone trabalha com experimentações de sons e imagens. Então, embora possamos pensar grande parte de “4lgunxs Pibxs” como um ensaio visual sobre o ato de andar de skate, temos acesso ao entorno da pista, ao caminho dos skatistas e a seus encontros. Imagens saturadas, sobrepostas, em preto e branco. Sons distorcidos, mixados, trabalhados na pós-produção, música incidental. Temos de tudo um pouco. Tanto que a obra permite-se existir em três idiomas: espanhol, português e inglês.

Em “4lgunxs Pibxs” Perrone incrivelmente dá mais um passo. Sem muita conexão entre si, as imagens falam por si próprias, mas surpreendentemente trabalham e um conjunto que só poderia ter vindo da cabeça do diretor.

O tema, skate- caso queiramos ficar presos a um, se repete de diversas formas e em diversos lugares.

A liberdade estilística e narrativa de Perrone faz com que desde a cena inicial, na qual podemos notar um pedaço de sua mão, fiquemos um pouco como os skatistas que terminam o filme. Com um olhar de expectativa, tentando entender qual é o nosso momento de apreender o jogo e quando ele irá mudar.

E, com um papel que escreve a próprio punho, finaliza mais uma obra e exibe os créditos de seu novo experimental. Não antes de um time lapse. “4lgunxs Pibxs” nos ensina a não esperar nada e a esperar tudo do diretor.

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Em constante construção e desconstrução Antropóloga, Fotógrafa e Mestre em Filosofia - Estética/Cinema. Doutoranda no Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com coorientação pela Universidad Nacional de San Martin(Buenos Aires). Doutoranda em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, é Pesquisadora de Cinema e Artes latino-americanas.

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