Medeia por Consuelo de Castro

Medeia por Consuelo de Castro

Petra Belas Artes a La Carte LogoSinopse: “Medeia por Consuelo de Castro” conta a versão do famoso mito grego reescrito por uma mulher. Deusa, guerreira, amante e mãe, Medeia sofre uma traição política além da traição amorosa. Renegada após suas grandes conquistas para ajudar Jasão, vai até às últimas consequências para se vingar e retomar a sua vida.
Direção: Gabriel Fernandes e Bete Coelho
Título Original: Medeia por Consuelo de Castro (2021)
Gênero: Drama
Duração: 1h 2min
País: Brasil

Medeia por Consuelo de Castro

Feitiçarias em Tempos de Vídeo

Encenada pela Cia. BR116 em seu aniversário de dez anos e com distribuição da Pandora Filmes, a obra “Medeia por Consuelo de Castro” aparece como alternativa para o teatro em tempos de isolamento social. Não como única, é certo. Outras companhias também vêm apostando no formato audiovisual com outras soluções para continuar seus projetos, até mesmo a introdução de plataformas como Zoom e Google Meet em suas narrativas. A estratégia aqui, no entanto, pode ser considerada como um interessante meio de não paralisar os trabalhos.

A partir do dia 9 de abril, a obra fica disponível para locação no serviço de streaming Petra Belas Artes à La Carte pelo valor inicial de R$ 7,90.

Utilizando os sons, a iluminação e com cenários precisos e reduzidos (porém consistentes), Medeia aponta para mistura entre teatro e cinema sem esquecer do primeiro. Enquanto a fotografia, em preto e branco, nos lembra o Expressionismo Alemão com suas sombras bem marcadas e texturas e linhas bem definidas, a atuação é filha dos palcos. Bete Coelho, que recentemente já havia se destacado em “O Terceiro Sinal” (2018) e “Mãe Coragem” (2019), volta como a personagem principal conseguindo imprimir na difícil tarefa expressões e sentimentos de uma grande atriz.

Embora não possa contar com as mudanças dos jogos de luzes, comum nos palcos, a Cia. BR116 transfere para o foco – e para as boas atuações – a função de conduzir nossos olhares. Assim, a experiência mista do teatrofilme se completa com a utilização inteligente de espelhos e reflexos. A projeção de imagens que criam cenários múltiplos e personagens – e são utilizadas das mais diversas maneiras – e as sequências ao ar livre também funcionam muito bem.

Não é o mesmo que estar sentada esperando pelas campainhas e, provavelmente, o resultado da montagem (que já estava sendo pensada antes da pandemia) seria outro caso contássemos com a sala, mas é mais um caminho que se abre a partir da arte quando precisamos de apostas e coragem.

No mais, a história de Medeia e Jasão sempre hipnotiza.

Clique aqui e acesse a página do Petra Belas Artes á La Carte.

Clique aqui e leia críticas de outros lançamentos de 2021.

Em constante construção e desconstrução Antropóloga, Fotógrafa e Mestre em Filosofia - Estética/Cinema. Doutoranda no Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com coorientação pela Universidad Nacional de San Martin(Buenos Aires). Doutoranda em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, é Pesquisadora de Cinema e Artes latino-americanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *