Memórias

Memórias post thumbnail image

Sinopse: Ilda, uma senhora de 88 anos se depara com uma fotografia que traz à tona recordações e saudades de onde nasceu e do que viveu nesses 50 anos que vive no Rio de Janeiro. Tudo isso em meio a uma pandemia.
Direção: Thaís da Costa
Título Original: Memórias (2020)
Gênero: Experimental
Duração: 5min
País: Brasil

Memórias Imagem

Relicários Pessoais

O filme “Memórias”, com direção de Thais da Costa, mas produção de Thais Oliveira traz à cena Dona Ilda. Carismática, Dona Ilda mexe em objetos e fotografias que à fazem lembrar da “época de mocidade”(como diz minha mãe, de 85 anos).

Dona Ilda se perde em meio às memórias , principalmente de seu marido. Também fala da sua terra natal, mas as fotografias e o crochê parecem companhias constantes. Mais do que uma vida que não viveu, Dona Ilda( aliás, avó de Costa), quer falar do que viveu.

A saudade de Ilda é do passado vivido e, não do imaginado. Isso talvez seja o mais importante em sua narrativa. Entender que precisamos valorizar aquilo que se faz/fez presente em nossa vida. Viver o presente com “sonho e expectativa”, porém sem esquecer de viver o presente.

Por mais que fale em “Memórias” e evoque ao passado, o filme nos traz uma senhora de 88 anos que ainda sabe valorizar os pequenos afazeres cotidianos e que quer sonhar. Quer esperar pelas visitas da neta, pelo café da tarde, pela ida ao mercadinho.

Em nossa juventude temos costume de valorizar aos grandes feitos, sem nos darmos contas que é de grão em grão de café que construimos a vida( e ela nos constrói).

Dona Ilda da uma aula de consciência e calmaria.

Aula de saber viver a vida.

O segundo lugar na Mostra Zona Norte de Cinema foi merecido.

VEJA O CURTA PREMIADO:

Leia aqui um artigo sobre a Mostra Zona Norte de Cinema.

Em constante construção e desconstrução Antropóloga, Fotógrafa e Mestre em Filosofia - Estética/Cinema. Doutoranda no Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com coorientação pela Universidad Nacional de San Martin(Buenos Aires). Doutoranda em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, é Pesquisadora de Cinema e Artes latino-americanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *