Mostra Tiradentes | SP | Apostila

Tiradentes Capa 01

Mostra Tiradentes | SP | Apostila

Mostra Tiradentes | SP

Entre os dias 1 e 7 de outubro acontece a 8ª edição da Mostra Tiradentes | SP, uma parceria da Universo Produção (produtora tanto da versão mineira da mostra quanto da CineOP e CineBH) com o Sesc São Paulo.

Um festival pensado para levar obras que foram destaques naquele que é considerado o primeiro grande evento do cinema brasileiro do ano e que em 2020, por ser em formato digital, pode ser visto por todos nós. A Apostila de Cinema não perderia a oportunidade de acompanhar os curtas e longas exibidos lá em Tiradentes, época em que nossa plataforma ainda não existia! Há ainda recortes regionais, debates e conversas com realizadores. Todas as datas e tudo o que vai acontecer você acompanha na página oficial do evento, clicando nesse link.

A Mostra A Imaginação Como Potência, especial para a edição 2020, tem curadoria de Francis Vogner dos Reis. Segue o texto oficial:

“‘A Imaginação como Potência’ é a temática que norteia esta edição do evento proposta pelo curador Francis Vogner dos Reiscom o intuito de propor novas maneiras de ver, produzir e se relacionar com as imagens. Pretende gerar reflexão e ser propositiva diante de um cenário incerto. Faz um convite para olhar adiante, desfrutar o cinema como arte e, em sua criação, vislumbrar os caminhos possíveis para a construção de novos rumos. A Mostra Tiradentes|SP tem o intuito de ampliar a reflexão iniciada na 23ª edição da Mostra Tiradentes (janeiro 2020) e gerar novas discussões e perspectivas. O tema foi definido antes do cenário de pandemia que estamos vivendo, mas o enfoque mostrou estar mais atual do que nunca.”

Além dela, há a possibilidade de assistir aos selecionado das mostras Aurora (dedicada exclusivamente à exibição de trabalhos de diretores em início de carreira, independentemente da idade, mas que tenham até três longas realizados, co-curadoria de Lila Foster, ao lado de Francis) e Foco (dedicada integralmente a curtas-metragens, curadoria de Camila Vieira, Pedro Maciel Guimarães e Tatiana Carvalho Costa), tradicionais da versão “original” de Tiradentes, permitindo que se contemple todos os premiados do festival. João Paulo Campos atua como assistente de pesquisa na área curatorial.

No recorte regional, a Mostra Homenagem traz o coletivo paulistano Filmes de Caixote, casa de alguns dos grandes talentos do audiovisual dos últimos anos, como Juliana Rojas, Caetano Gotardo e Marco Dutra (esses que apareceram aqui na Apostila de Cinema na exibição de “Todos os Mortos” no Festival de Gramado). Também há a Mostra Paulista, com filmes do Coletivo Gleba de Pêssego, Camila Kater, Fábio Rodrigo e da dupla Luíza Zaidan e Thiago Schindler.

Segue nosso índice de filmes da Mostra Tiradentes | SP, dividido pelas mostras, com encaminhamentos para as críticas atualizados conforme nossos textos forem publicados. Atenção às datas: quase todos os títulos ficam disponíveis entre os dias 2 e 7 de outubro, mas há algumas exceções, com janelas mais curtas. Todas indicadas abaixo das sinopses:

Mostra A Imaginação como Potência
Mostra Aurora
Mostra Foco
Mostra Homenagem
Mostra Paulista


Mostra Tiradentes | SP A Imaginação como Potência

Mostra A Imaginação como Potência

A Felicidade Delas (Carol Rodrigues, 14′ – 2019)
Sinopse: Ivy e Tamirys fogem juntas da polícia depois da Marcha do 8 de março. Durante a fuga, vão parar em um prédio abandonado onde amadurecem o desejo que sentem uma pela outra desde o primeiro momento em que se viram na manifestação. A polícia chega e elas se escondem. O espaço daquele aquário de concreto é muito apertado e seus corpos ficam muito próximos. A tensão da violência que se aproxima, anunciada pelo barulho que aumenta cada vez mais no cômodo ao lado, prenuncia a explosão.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

A Parteira (Catarina Doolan, 20′ – 2019)
Sinopse: Donana, parteira com mais de meio século de ofício, representa a resistência da tradição e humanização ao parto na região de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Dona de uma personalidade forte, compartilha de sua sabedoria, adquirida ao longo de anos como parteira, mãe, mãe de santo, madrinha, mulher. Assim como a chanana, flor que brota em meio ao concreto e é subestimada por sua frágil aparência, Donana nos ensina a permanecer firmes apesar das adversidades da vida.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Até o Fim (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 93′ – 2019)
Sinopse: Geralda está trabalhando em seu quiosque a beira de uma praia no Recôncavo da Bahia, ela recebe um telefonema do hospital dizendo que seu pai pode morrer a qualquer momento. Ela avisa suas irmãs Rose, Bel e Vilmar. O encontro promovido pela espera da morte se torna um momento de desabafo e reconhecimentos das quatro irmãs que não se reúnem desde a morte da mãe, há 15 anos.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Inabitáveis (Anderson Bardot, 25′ – 2019)
Sinopse: Uma companhia contemporânea de dança está prestes a estrear Inabitáveis, o seu mais novo espetáculo que aborda como tema a homoafetividade negra. Paralelamente aos ensaios, o Coreógrafo constrói uma amizade com Pedro, um jovem menino negro que não se identifica como menino.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

O Verbo se Fez Carne (Ziel Karapotó, 7′ – 2019)
Sinopse: A invasão dos europeus em Abya Yala nos deixou cicatrizes. Ziel Karapotó utiliza seu corpo para denunciar a imposição da língua do colonizador aos povos indígenas, uma face do projeto colonialista.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Pattaki (Everlane Moraes, 21′ – 2019)
Sinpse: Os peixes agonizam à beira-mar à medida que a água invade a cidade e forma espelhos que distorcem sua imagem. Na noite densa, quando a lua sobe a maré, esses seres, que vivem em uma vida diária monótona sem água, são hipnotizados pelos poderes de Iemanjá, a deusa do mar.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Yãmĩhex: As Mulheres-Espírito (Sueli Maxakali e Isael Maxakali, 76′ – 2019)
Sinopse: Após passarem alguns meses na Aldeia Verde, as yãmĩyhex (mulheres-espírito) se preparam para partir. Os cineastas Sueli e Isael Maxakali registram os preparativos e a grande festa para sua despedida. Durante os dias de festa, uma multidão de espíritos atravessa a aldeia. As yãmĩyhex vão embora, mas sempre voltam com saudades dos seus pais e das suas mães.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Voltar ao Índice Mostra Tiradentes | SP


Mostra Tiradentes SP: Mostra Aurora

Mostra Aurora

Cabeça de Nêgo (Déo Cardoso, 85′ – 2019)
Sinopse: Inspirado por um livro dos Panteras Negras, o introvertido Saulo Chuvisco tenta impor mudanças em sua escola e acaba entrando em conflito com alguns colegas e professores. Após reagir a um insulto em sala de aula, Saulo é expulso, mas recusa-se a deixar as dependências da escola por tempo indeterminado.
Período de Exibição: Atenção! Apenas dias 3 e 4 de Outubro.

Cadê Edson? (Dácia Ibiapina, 72′ – 2019)
Sinopse: Um filme sobre movimentos populares em defesa da moradia. Apresentando: o Estado contra os Sem Teto, na capital do Brasil.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Canto dos Ossos (Jorge Polo e Petrus de Bairros, 88′ – 2020)
Sinopse: Duas amigas monstras decidem seguir rumos diferentes. Décadas depois da despedida, Naiana é professora do ensino médio em uma pequena cidade litorânea, onde um hotel em reforma emana estranha presença. A três mil quilômetros dali, a noite devoradora envolve Diego.
Período de Exibição: De 1 a 7 de Outubro (Filme de Abertura).

Mascarados (Marcela Borela e Henrique Borela, 66′ – 2020)
Sinopse: Inconformados com a decisão judicial que obriga os mascarados da Festa do Divino a saírem com um número de identificação, um grupo deles tenta invadir a prefeitura da cidade. Quatro jovens, trabalhadores de uma pedreira, lidam de maneiras diferentes com a eminência da festa e a exploração do trabalho. No filme, a revolta é o espaço exterior à ação e os personagens definem-se em relação aos acontecimentos.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Natureza Morta (Clarissa Ramalho, 110′ – 2019)
Sinopse: A narrativa se passa em 1888 e conta a história de Lenita, uma jovem, criada pelo pai, de formação culta, que desconsidera a existência de um homem à sua altura intelectual. O filme expõe os conflitos internos da personagem e as convenções da época.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu (Bruno Risas, 109′ – 2019)
Sinopse: Meu pai ficou desempregado e a família toda precisou voltar para a antiga casa no bairro da Bresser. Minha mãe procura saídas, mas não sabe o que fazer. Enquanto isso, eu os filmo. Um dia, ela é abduzida por um estranho objeto no céu. Nossa vida continua como se nada tivesse acontecido.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Pão e Gente (Renan Rovida, 60′ – 2020)
Sinopse: Despossuídos num ensaio pelo pão de cada dia.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Sequizágua (Maurício Rezende, 86′ – 2020)
Sinopse: Num assentamento agro-extrativista no Gerais mineiro, as famílias já conseguiram realizar o sonho da terra, mas a falta de chuva e a monocultura de eucaliptos na região dificultam a sua sobrevivência. Neste cenário, enquanto os mais velhos procuram transmitir o seu conhecimento da lida com a terra, os mais jovens vêem a vida na cidade como uma oportunidade.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Voltar ao Índice Mostra Tiradentes | SP


Mostra Tiradentes SP: Mostra Foco

Mostra Foco

A Barca (Nilton Resende, 20′ – 2019)
Sinopse: Na noite de Natal, duas mulheres travam um diálogo dentro de uma barca, enquanto ela desliza por sobre as águas de uma lagoa escura e gelada. Um acontecimento inesperado deixará sua marca no término dessa travessia.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Aos Cuidados Dela (Marcos Yoshi, 24′ – 2020)
Sinopse: A rotina de Mitsue muda com a visita do neto.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Calmaria (Catapreta, 24′ – 2019)
Sinopse: As ruas estão desertas, eles fogem buscando a paz, mas a paz é a inimiga.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Cinema Contemporâneo (Felipe André Silva, 5′ – 2019)
Sinopse: eu era bem novo quando fui estuprado pela primeira vez. pensava em contar essa história um dia, a história dessa foto. faltava coragem. se o filme pudesse falar por mim eu conseguiria.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Egum (Yuri Costa, 23′ – 2019)
Sinopse: Após anos afastado devido à violenta morte do irmão, um renomado jornalista retorna para a casa de sua família para cuidar de sua mãe, que sofre uma grave e desconhecida doença. Numa noite, o jornalista recebe a visita de dois estranhos, que têm negócios desconhecidos com seu pai. Esse encontro, juntamente com acontecimentos que o levam a desconfiar que algo sobrenatural se abateu sobre sua mãe, fazem-no temer uma nova tragédia.
Período de Exibição: Atenção! Apenas dias 3 e 4 de Outubro.

Estamos Todos na Sarjeta, Mas Alguns de Nós Olham as Estrelas (João Marcos de Almeida e Sergio Silva, 19′ – 2020)
Sinopse: Greve no tapete vermelho.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Mansão do Amor (Renata Pinheiro, 17′ – 2019)
Sinopse: A Mansão do Amor procura novos artistas para entrevista de trabalho.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Minha História é Outra (Mariana Campos, 20′ – 2019)
Sinopse: O amor entre mulheres negras é mais que uma história de amor? Niázia, moradora do Morro da Otto abre a sua casa para compartilhar as camadas mais importantes na busca por essa resposta. Já a estudante de direito Leilane nos apresenta os desafios e possibilidades de construir uma jornada de afeto com Camila.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Perifericu (Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira, 20′ – 2019)
Sinopse: Denise e Luz cresceram no meio de canções de rap, louvores de igreja e passos de vogue. Da ponte para cá, é preciso aprender que o primeiro princípio para poder acessar a cidade é estar viva.
Período de Exibição: Atenção! Apenas dias 3 a 5 de Outubro.

Rancho da Goiabada (Guilherme Martins, 25′ – 2019)
Sinopse: O filme narra o último dia de Alex como cortador de cana no interior de São Paulo, antes de se mudar pra capital, e o último dia de Alex lavando pratos e “marretando” nos trens da capital, antes de se mudar pro interior.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Voltar ao Índice Mostra Tiradentes | SP


Mostra Homenagem 1Mostra Homenagem 2Mostra Homenagem 3

Mostra Homenagem

A Bela P… (João Marcos de Almeida, 25′ – 2008)
Sinopse: O corpo humano em cinco partes.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

A Criada da Condessa (Juliana Rojas, 11′ – 2006)
Sinopse: Uma condessa secular. Uma criada fiel. O que há para o jantar hoje?
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

A Vida do Fósforo Não é Bolinho, Gatinho (Sergio Silva, 29′ – 2014)
Sinopse: Marcos hospeda Robert em sua casa – e cai de amores por ele. Quando Michael Jackson morre, Marcos adoece e Lígia, sua irmã, vem ajudá-los.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

As Sombras (Juliana Rojas e Marco Dutra, 15′ – 2009)
Sinopse: Numa casa de campo, a paciente e seu marido envolvem-se com a jovem psiquiatra. Os ruídos da floresta os cercam.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Carne (Sergio Silva, 13′ – 2008)
Sinopse: Não coma nada que olhe pra você.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Choclo (Caetano Gotardo, 5′ – 2015)
Sinopse: O objeto mais misterioso. A coisa mais concreta.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Desculpa, Dona Madama (Filmes do Caixote, 3′ – 2013)
Sinopse: Empregada explorada pela patroa muda de vida ao ganhar na loteria.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Eva Nil, Cem Anos Sem Filmes (João Marcos de Almeida, 13′ – 2009)
Sinopse: Ensaio sobre Eva Nil, a primeira estrela do cinema brasileiro.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Matéria (Caetano Gotardo, 10′ – 2013)
Sinopse: Abaixe-se um pouco; eu inclino a cabeça e desapareço na ponta de seu osso.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Minha Única Terra é na Lua (Sergio Silva, 19′ – 2017)
Sinopse: Sergio responde a 36 perguntas para fazer Gabriel se apaixonar. Você sabia que Glauber era pisciano?
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Nascemos Hoje, Quando o Céu Estava Carregado de Ferro e Veneno (Juliana Rojas e Marco Dutra, 20′ – 2013)
Sinopse: Depois de decepções amorosas e profissionais no planeta Terra, Júlio e Clara decidem fugir juntos para o espaço.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

O Papel do Manto (Sergio Silva, 13′ – 2009)
Sinopse: O Enviado, uma ninfa lunar, cai na Terra e tem seu manto mágico roubado por Mulhomem, que só o devolverá em troca da mensagem que ele carrega. Livre adaptação de Hagoromo (O Manto de Plumas), clássica peça de Motokiyo Zeami (1363-1443).
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

O Que se Move (Caetano Gotardo, 97′ – 2012)
Sinopse: Três famílias, em três diferentes situações, precisam lidar com mudanças súbitas em suas vidas, envolvendo alguma perda brusca ou um reencontro há muito esperado. Um olhar sobre os afetos que movem essas famílias e sobre três mães que, diante de momentos muito difíceis, cantam o amor por seus filhos. Personagens que observam manifestações de vida com curiosidade, interesse, espanto. Pequenos gestos e ações em torno desses acontecimentos dolorosos, em meio à experiência simples e inexplicável da vida cotidiana.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Os Barcos (Caetano Gotardo e Thaís de Almeida Prado, 23′ – 2012)
Sinopse: Vi folhas que se moviam. Pensei: “É um pássaro em seu ninho”. Separei as folhas e olhei; mas não havia pássaro nenhum. As folhas continuavam a se mover. Enquanto corria, cada vez mais depressa, eu gritava. O que movia as folhas? O que move meu coração, minhas pernas?
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Rede de Dormir (Marco Dutra, 6′ – 2009)
Sinopse: Relato sobre a rede de dormir e seu uso como mortalha, antigo e esquecido.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Sarau na Cama (João Marcos de Almeida e Sergio Silva, 5′ – 2008)
Sinopse: Duas mulheres se divertem na cama.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Trabalhar Cansa (Juliana Rojas e Marco Dutra, 100′ – 2011)
Sinopse: A jovem dona de casa Helena resolve realizar um desejo antigo e abrir seu primeiro empreendimento: um minimercado. Ela contrata a empregada doméstica Paula para tomar conta das tarefas do lar e de Vanessa, sua filha. Quando seu marido Otávio perde o emprego como gerente em uma grande corporação, as relações pessoais e de trabalho entre os três personagens sofrem uma inversão inesperada, ao mesmo tempo em que ocorrências perturbadoras passam a ameaçar os negócios de Helena.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Voltar ao Índice Mostra Tiradentes | SP


Mostra Tiradentes | SP: Mostra Paulista

Mostra Paulista

Bonde (Asaph Luccas, 18′ – 2019)
Sinopse: Três jovens negros da favela de Heliópolis saem em busca de refúgio na vida noturna LGBT+ do centro da cidade de São Paulo
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Carne (Camila Kater, 12′ – 2019)
Sinopse: Crua, Mal Passada, Ao Ponto, Passada e Bem Passada. Através de relatos íntimos e pessoais, cinco mulheres compartilham suas experiências em relação ao corpo desde a infância até a terceira idade.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Entro Nós e o Mundo (Fabio Rodrigo, 17′ – 2019)
Sinopse: O diretor faz um retrato emocional do momento de vida de sua prima Erika que teve um de seus dois filhos, Theylor de 16 anos, recentemente assassinado em uma abordagem policial e está preocupada com o outro, Nicolas, de 17, que segue vivendo no mesmo bairro. Erika está grávida. Medo, dor e felicidade se misturam demais na periferia de São Paulo.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Mona (Luíza Zaidan e Thiago Schindler, 22′ – 2019)
Sinopse: Na barraca de Ágatha, as “monas” buscam sexo, crack e um ouvido atento. Elas se relacionam com a cidade de modo único, performam para a câmera. Mas a instabilidade de uma vida à margem coloca em risco a esquina que servia de casa.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Três Bailarinas (Leonel Costa, 84 – 2019)
Sinopse: As bailarinas Cassia, Lia e Neusa são demitidas de um programa popular de auditório após completar trinta anos de idade. Meses depois, combinam um encontro para traçar planos para o futuro e fazer uma avaliação de suas carreiras, dúvidas e incertezas que envolvem as três artistas Negras, de sólida formação. A partir daí, desencontros e novos encontros definirão trajetórias. Um melodrama afro-brasileiro que trata de possibilidades de existência e resistência.
Período de Exibição: De 2 a 7 de Outubro.

Voltar ao Índice Mostra Tiradentes | SP

Clique aqui e visite a página oficial do evento.

Clique aqui e seja direcionado a uma categoria de textos da nossa cobertura.

Mostra Tiradentes | SP | Apostila

A Apostila de Cinema é uma iniciativa de promover o debate sobre o cinema e questões pertinentes ao mesmo levantando análises culturais, sociais e estéticas que consideramos centrais para o pensamento crítico da Sétima Arte Contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *