Azul Profundo

Azul Profundo Curta Sebastian Wiedmann Crítica Imagem

Festival Ecrã 2021 PôsterSinopse: Em “Azul Profundo”, nascentes e apneias entre mundos para resistir e reexistir à pandemia.
Direção: Sebastian Wiedemann
Título Original: Deep Blue (2020))
Gênero: Experimental
Duração: 8min
País: Colômbia

Oxalá

As pistas de Sebastian Wiedemann têm se mostrado gratas articulações visuais espaciotemporales em suas ruínas imagéticas temáticas que aparecem como tentativas de reconstruções e reflexões sobre cousas. Como acontece em “Obatalá“, sobre o qual já escrevemos pequeno texto aqui na Apostila de Cinema, quando de sua disponibilização na mostra especial e gratuita de lançamento da plataforma Embaúba Play.

Já em seu mais recente trabalho, “Azul Profundo” (produção originalmente colombiana, mas definida por ele como realizada “em nenhum lugar durante o lockdown”), curta-metragem de oito minutos exibido na quinta edição do Festival Ecrã em 2021, o colombiano faz um exercício sobre a cor e os espaços que ela ocupa no cosmos. Os sintetizadores ajudam.

Partindo do mar, onde a vida se inicia nesse planeta, nos convida a olhar as outras espécies a partir de suas formas entendendo que todos compartilhamos o mesmo espaço e os ataques virais (ou não) podem voltar a todo momento.

Astronautas / nadadores em potencial, poderemos sempre ser aquele que se compreende como parte de um elo maior e rompe com a cadeia (auto)destrutiva. Tivesse sido feito em outro momento, a obra de Sebastian Wiedemann já seria um belo exercício visual de pertencimento universal. Nesse momento, “Azul Profundo” é convite para olhar o outro que habita outros seres (e a nós mesmos) com mais afeto.

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O Festival ECRÃ é um evento que busca fomentar a cultura do audiovisual, através de experiências que permitam o acesso a arte e a expansão do conhecimento.

Para sua manutenção, a produção deixa em aberto, até o próximo dia 15 de agosto, uma campanha de financiamento coletivo. Saiba mais clicando aqui.

Em constante construção e desconstrução Antropóloga, Fotógrafa e Mestre em Filosofia - Estética/Cinema. Doutoranda no Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com coorientação pela Universidad Nacional de San Martin(Buenos Aires). Doutoranda em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, é Pesquisadora de Cinema e Artes latino-americanas.

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