Noite Adentro

Noite Adentro post thumbnail image

10ª Mostra Ecofalante de CinemaSinopse: Os estadunidenses e imigrantes residentes nos Estados Unidos têm acumulado extensas jornadas em diferentes empregos para conseguir se sustentar. Esse novo contexto de trabalho ininterrupto resulta no inesperado fenômeno das creches que funcionam 24 horas por dia. “Noite Adentro” é um documentário de estilo verité que investiga os custos da nossa economia contemporânea através das experiências de duas mulheres – mães e trabalhadoras – e também da administradora da creche, cuja vida é indissociável da rotina do espaço que administra.
Direção: Loira Limbal
Título Original: Through the Night (2021)
Gênero: Documentário
Duração: 1h 12min
País: EUA

Noite Adentro Documentário Crítica Filme Imagem

Jornada Sem Fim

Noite Adentro” é parte de um recorte dentro de um recorte. Um dos mais interessantes que os festivais de documentários apresentaram ao longo do período de eventos virtuais. No subtema relações de trabalho dentro do panorama internacional contemporâneo da 10ª Mostra Ecofalante de Cinema, os filmes focam na atuação da mulher – como já tratamos em “Cuidadoras a Caminho“. Desta vez, somos levados para a Meca do Capitalismo e os impactos da presença feminina no mercado de trabalho.

Um assunto que começou a ser superado há poucas décadas e se tornou mais um exemplo de conquistas que, ao mesmo tempo que são resultados de um período de lutas, criam novos problemas e formas de disseminação de ódio e preconceito. Uma autonomia laboral que gerou como consequência a disparidade de tratamento, tanto na falta de ocupação em cargos de chefia quanto na diferença salarial. Reproduziu a misoginia ao naturalizar a chamada “jornada dupla” em que a mulher precisa se desdobrar para cumprir suas funções fora e dentro de casa – enquanto que os homens são vistos como heróis provedores pela própria família.

A despeito de outras leituras sobre a precarização do emprego – e que será parte das outras produções da mostra, “Noite Adentro” ataca diretamente aquele olhar. Apresenta uma creche adaptada em uma residência, em que não há horário pré-definido. Ali não há uma relação apenas profissional ou contratual de um estabelecimento onde as crianças ficam para que suas mães possam trabalhar. O espaço virou uma rede de auxílio, sem qualquer apoio do Estado – claro, estamos falando dos Estados Unidos e seu liberalismo meritocrático que acha que a desigualdade é parte do jogo.

Os depoimentos revelam um estafa física e mental por todos os lados e inclui mulheres de zonas periféricas e imigrantes. Na semana em que o Ministro do Trabalho e Previdência do Brasil manifestou seu desejo de criar uma nova categoria de Micro Empreendedor Individual específico para quem “trabalha para aplicativos”, são esses tomadores que promovem jornadas cada vez mais extensas e intensas. A ausência se tornou algo concreto e a organização da rotina algo inviável.

Em mais um documentário que aplica a perspectiva feminina, chama a atenção como nem mesmo os tortuosos caminhos que um trabalhador encontra na contemporaneidade foi capaz de suplantar a ideia de que é responsabilidade delas a criação dos filhos. A diretora Loira Limbal usa a linguagem de observação, nos coloca dentro daquela engrenagem, no estilo já classificado na sinopse oficial como o cinema verité.

Contudo, há espaço para alguns golpes do destino, que faz o espectador questionar até que ponto essa expectativa da sociedade em relação àquelas pessoas se tornaram um fator agravante ainda mais pesado. Algo que se reflete na frase apresentada como ponto de partida do longa-metragem, do escritor Hisham Matar que – dentre suas publicações de sucesso – está o livro “Anatomy of a Disappearance“, tratando das perdas de referencial de pai e mãe de forma abrupta.

Noite Adentro” nos faz pensar o caminho que nossa geração está seguindo ao ser uma peça cada vez mais descartável dos grandes centros. Mas, pelo olhar dos filhos daquelas mulheres que ali circulam, também faz refletir quais serão as percepções e consequências que aquelas crianças promoverão quando for a vez delas de agir.

Veja o Trailer:

Clique aqui e acesse a página oficial da Mostra Ecofalante.

Clique aqui e veja nossa cobertura completa da 10ª Mostra Ecofalante de Cinema.

Jorge Cruz Jr. é crítico de cinema associado à Abraccine e editor-chefe da plataforma Apostila de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *