Programa Personagem de Cinema | Parte I

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Programa Personagem de Cinema | Parte I

Mostra Cinemas do Brasil 2020

De Quantos Risos Vive o Cinema?

O Baú do Zuzu Raul Ribeiro Programa Personagem de Cinema
O Baú do Zuzu (Raul Ribeiro, 2018)

A Mostra Cinemas do Brasil exalta em um de seus programas aqueles que estão mais do que detrás das câmeras. Não estamos falando dos profissionais da área, que, a depender de sua função, também não são tão valorizados quanto deveriam. Falamos, sim, daqueles que possibilitam que a experiência chegue ao seu fim: o espectador. Por isso, o Programa Personagem de Cinema se torna uma compilação de homenagens aos que estão no último elo da cadeia. Assim como fizemos com o Programa Quando a Sala Vira Projeção, iremos dividi-lo em duas partes.

A sessão começa com “Baú do Zuzu“, filme em que Raul Ribeiro assina direção, produção, roteiro, narração, câmera, sonoplastia, montagem e finalização. Apesar do olhar ser de Ribeiro, é Zuzu quem ganha protagonismo. Raul nos conta sobre o único cinema que existia na cidade de Brumado, no Estado da Bahia, em sua infância. Todavia, esse é apenas um pretexto.

Assim, o jovem faz uma arqueologia de outros cinemas que haviam se instaurado na pequena cidade, como os Cine Teatro Fátima e do Cine Teatro Regina, esses da época de seus pais e avós. Nosso protagonista Zuzu aparece nesse momento como antigo responsável por essas salas. O encontro de gerações se dá mediado pela família de Ribeiro, que relembra diversos momentos de descontração nos cinemas De maneira divertida, o diretor envolve quase toda a família na investigação.  O tio-avô , José de Souza Ribeiro, o famoso Zuzu é apresentado por todas essas vozes.

Estudante de cinema, Raul faz um filme sobre vários tempos dessa manifestação artística e de sua própria família. Talvez, ávido por guardar as memórias que ainda restam daqueles espaços, de Zuzu e de sua própria história.

O Fantasma de Glauber Rocha L.H. Girarde Programa Personagem de Cinema
O Fantasma de Glauber Rocha (L.H. Girarde, 2019)

Já em “O Fantasma de Glauber Rocha“, o realizador L. H. Girarde constrói um programa no estilo do antigo “Aqui Agora”, comandado pelo saudoso Gil Gomes. O programa na ficção se chamado Lendas Diretas: Mistério, narra o aparecimento de Glauber Rocha em Vitória da Conquista, sua cidade-natal. Com muita ironia, o curta-metragem por vezes lembra as obras ácidas de Guerreiro do Divino Amor, artista plástico que utiliza muito bem as distopias para fazer uma crítica social.

Embora o filme não seja tão incisivo nesse sentido, a própria figura de Glauber carrega um teor político em si.  O filme pode sugerir ser necessário nos libertar dos fantasmas que ainda nos perseguem. Quem sabe as censuras não explicitadas, a cultura não valorizada e as verdades não ditas?

Vida Fuleira - O Artista de Rua e a Bailarina Curta-Metragem
Vida Fuleira – O Artista de Rua e a Bailarina (André Sampaio, 2007)

Encerrando a primeira parte do programa, “Vida Fuleira – o Artista de Rua e a Bailarina” foi lançado originalmente em 2007. Portanto, é uma das produções mais antigas aqui abordadas. Passado em um cinema pornô, destino de muitas salas abandonadas no final dos anos 1990 e início dos 2000, o filme inicia de pronto.

É preciso dizer que essa também é uma ficção e a ironia igualmente dita seu ritmo. Ao imaginar a projeção de um filme surrealista cheio de simbologias (ou não) em seu roteiro, “Vida Fuleira” embaralha os espaços dos cinema “de arte” e do cinema do mais carnal dos prazeres. Haveria alguma hierarquia entre eles?

Há ainda a referência ao cinema mudo dos primórdios, aquele que se assemelhava muito ao teatro. Todas essas referências fazem do curta-metragem um filme picaresco. É possível que esteja brincando também com o espectador. Existe hierarquia na arte? Se existe, quem a elabora? Será que já não é tempo de implodi-la?


Ficha Técnica do Programa Personagem de Cinema | Parte I

O Baú do Zuzu (Raul Ribeiro, 17′ – Brasil, 2018)
Sinopse: Motivado pelas lembranças do cinema que frequentou durante sua infância, o diretor tem por objetivo resgatar memórias sobre os antigos cinemas que existiram na cidade de Brumado, no interior da Bahia. Busca, especialmente, as histórias do Cine Teatro Fátima e do Cine Teatro Regina, que pertenceram ao seu tio-avô José de Souza Ribeiro, o Seu Zuzu do Cinema.
O Fantasma de Glauber Rocha (L.H. Girarde, 16′ – Brasil, 2019)
Sinopse: Foi encontrada décadas depois de sua gravação, uma fita do programa jornalístico investigativo “Lendas Diretas: Mistério”, edição especial sobre o Fantasma de Glauber Rocha, investigando um boato de que o fantasma do cineasta estaria circulando em sua cidade natal, Vitória da Conquista, sem previsões de seu objetivo. Curiosamente, o programa não foi ar, e apesar do ceticismo, a suspeita é que houve uma estranha interferência sobrenatural no estúdio.
Vida Fuleira – O Artista de Rua e a Bailarina (André Sampaio, 12′ – Brasil, 2007)
Sinopse: Num poeira pornô, uma relíquia cinematográfica é projetada. Pérolas aos porcos. Filme de cinema mudo: drama de picadeiro. O garoto se perde da família e cresce vivendo de pequenos golpes em praça pública. Da cartola de Mr. Mandrix: uma bailarina, um vagabundo, surpresas!

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Programa Personagem de Cinema | Parte I

Em constante construção e desconstrução Antropóloga, Fotógrafa e Mestre em Filosofia - Estética/Cinema. Doutoranda no Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com coorientação pela Universidad Nacional de San Martin(Buenos Aires). Doutoranda em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, é Pesquisadora de Cinema e Artes latino-americanas.

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