Festival Taguatinga de Cinema | Apostila

Festival Taguatinga de Cinema

Festival Taguatinga de Cinema | Apostila

A Apostila 15º Festival Taguatinga de Cinema traz a cobertura especial da Apostila de Cinema sobre o tradicional festival, que em 2020 realiza uma edição especial, totalmente online. Ao longo de três meses, quase seiscentas obras foram disponibilizadas, de todas as regiões e Estados do país. Foram cinco recortes curatoriais, com estreias semanas, apresentações e debates com os realizadores e workshops totalmente gratuitos. Ao longo das semanas do festival, nossa equipe atualizará de forma constante essa apostila, que ficará como um registro desse evento muito importante para o pulsante audiovisual brasileiro.

A curadoria do 15o Festival Taguatinga de Cinema foi composta por Adriana Gomes, Nina Rodrigues e Thay Limeira. Já o corpo de jurados é composto por Renata Diniz, Marília Nogueira e Tadeu de Brito.

Segue os cinco recortes curatoriais com a lista das obras e os links para os textos da Apostila de Cinema.

Índice da Apostila

Mostra Competitiva
Mostra Paralela
Mostra Infantil
Mostra Convida
Mostra Seleção Popular
Podcasts
Vídeos


Competitiva Festival Taguatinga de Cinema

MOSTRA COMPETITIVA

Sessão 01

Em Reforma (Diana Coelho, 20″ – 2019, Rio Grande do Norte)
Sinopse: Ao receber a notícia de que a filha vem passar uns dias em sua companhia, bianca decide retomar a obra inacabada na laje de sua pequena casa. os planos, contudo, não saem como o esperado.
Rua Augusta, 1029 (Mirrah Ianez Silva, 11″ – 2019, São Paulo)
Sinopse: Em são paulo. Na madrugada de 13 de abril de 2015, 6 mil famílias ocuparam 18 prédios sem função social. o ato, abril vermelho, serviu para atentar o governo sobre a falta de vontade política para sanar os problemas de habitação.
Invasão Espacial (Thiago Foresti, 15″ – 2019, Distrito Federal)
Sinopse: Eles vieram de fora, entraram na cidade e seduziram o povo. tentaram agradar a todos, mas ninguém entendia os seus planos. a comunicação era por acenos e gestos. aos poucos, comunidades centenárias foram retiradas do seu território para dar lugar a planos espaciais. É difícil saber o que é ficção e realidade nessa localidade escondida no interior do brasil. invasão espacial é um drama de realismo mágico absurdo, mas bastante real.

LEIA AQUI A ANÁLISE COMPLETA DA SESSÃO COM TEXTOS SOBRE TODOS OS FILMES

Sessão 02

Sem Asas (Renata Martins, 19″ – 2019, São Paulo)
Sinopse: Zu é um garoto negro de doze anos. ele vai à mercearia comprar farinha de trigo para a sua mãe e, na volta pra casa, descobre que pode voar.
Minha História é Outra (Mariana Campos, 22″ – 2019, Rio de Janeiro)
Sinopse: O amor entre mulheres negras é mais que uma história de amor? Niázia, moradora do Morro da Otto, abre a sua casa para compartilhar as camadas mais importantes na busca por essa resposta. já a estudante de Direito Leilane nos apresenta os desafios e possibilidades de construir uma jornada de afeto com camila.
Copacabana Madureira (Leonardo Martinelli, 18″ – 2020, Rio de Janeiro)
Sinopse: Eleições presidenciais. Notícias falsas. Prazeres e dores pelos bairros da cidade. Brasil, século XXI.

LEIA AQUI A ANÁLISE COMPLETA DA SESSÃO COM TEXTOS SOBRE TODOS OS FILMES

Sessão 03

Colapsar (Direção Coletiva, 12″ – 2019, Alagoas)
Sinopse: Colapsar a norma, problematizar corpos invisíveis.
O Verbo se Fez Carne (Ziel dos Santos Mendes, 7″ – 2019, Pernambuco)
Sinopse: A invasão dos europeus em Abya Yala nos deixou cicatrizes. Ziel Karapotó utiliza seu corpo para denunciar cinco séculos de colonização.
Tudo que é Apertado Rasga (Fabio Rodrigues Filho, 27″ – 2019, Bahia)
Sinopse: Na tentativa de forjar uma ferramenta capaz de operar o corte por justiça, este filme retoma e intervém em imagens de arquivo na busca de reestudar parte da cinematografia nacional à luz da presença e agência do ator e da atriz negra.

LEIA AQUI A ANÁLISE COMPLETA DA SESSÃO COM TEXTOS SOBRE TODOS OS FILMES

Sessão 04

Cartas para Ana (Carla Caroline, 17″ – 2020, Bahia)
Sinopse: Júlia e Ana precisam se reencontrar.
Uma Força Extraordinária (Amandine Goisbault, 24″ – 2019, Pernambuco)
Sinopse: Dois corações pulsando em um só corpo. uma metamorfose acontecendo no escuro. Jessica dança com a água, a terra, o fogo e o ar. De repente, uma força extraordinária abre passagem para a nova vida e o mundo torna a começar. Luz, sombra, fragilidade e força.
Trindade (Rodrigo R. Meireles, 28″ – 2020, Minas Gerais)
Sinopse: Trindade ouve os ecos da escravidão desde menina. Agora, é ela quem canta.

LEIA AQUI A ANÁLISE COMPLETA DA SESSÃO COM TEXTOS SOBRE TODOS OS FILMES

Sessão 05

À Beira do Planeta Mainha Soprou a Gente (Bruna Barros e Bruna Castro, 13″ – 2020, Bahia)
Sinopse: Através de imagens de arquivo pessoal e reflexões sobre as ambivalências que às vezes se imprimem em relações cheias de amor, “À Beira do Planeta Mainha Soprou a Gente” apresenta recortes de afeto entre duas sapatonas e suas mães.
Rio das Almas e Negras Memórias (Taize Inácia e Thaynara Rezende, 20″ – 2019, Goiás)
Sinopse: Baseado em fatos reais, o filme revela  memórias veladas de sofrimento dos negros escravizados às margens do rio das almas em Pirenópolis-GO. Com a exploração do garimpo de ouro, a família frota enriquece às custas de sonegação de impostos e sacrifícios humanos.
Perifericu (Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira, 20″ – 2019, São Paulo)
Sinopse: Luz e Denise cresceram em meio às adversidades de ser LGBT no extremo sul da cidade de São Paulo. Entre o vogue e as poesias, do louvor ao acesso a cidade. os sonhos e incertezas da juventude inundam suas existências.

LEIA AQUI A ANÁLISE COMPLETA DA SESSÃO COM TEXTOS SOBRE TODOS OS FILMES

Sessão 06

Reduto (Michel Santos, 13″ – 2020, Bahia)
Sinopse: Um filme sobre imagens e imaginários.
Tupinambás – Vozes da Caminhada (Rodrigo Brucoli, 15″ – 2019, Bahia)
Sinopse: Há 19 anos, todas as aldeias da terra indígena de Olivença, na Bahia, se reúnem na caminhada tupinambá. suas vozes expõem a força dos mártires do passado e as principais lutas que os povos indígenas enfrentam hoje para poder exercer a sua identidade.
De Domingo a Domingo (Marcus Vinícius de Oliveira, 14″ – 2018, Amapá)
Sinopse: A poesia no dia a dia de domingos gomes, um horticultor agroecológico que conduz o mundo das plantas com muita sabedoria, dedicação e cuidado, no interior da Amazônia.

LEIA AQUI A ANÁLISE COMPLETA DA SESSÃO COM TEXTOS SOBRE TODOS OS FILMES

Sessão 07

E o que a Gente Faz Agora? (Marina Pontes, 16″ – 2020, Bahia)
Sinopse: “E não há, de onde vejo, nenhuma diferença entre escrever um poema maravilhoso e me mexer na luz do sol junto ao corpo de uma mulher que amo.” Audre Lorde.
Inspirações (Ariany e Equipe, 18″ – 2019, Rio de Janeiro)
Sinopse: A diretora e atriz principal do filme, Ariany de Souza, é uma jovem da Zona Oeste do Rio de Janeiro que encontrou na música e na poesia às inspirações para vencer os obstáculos que a vida foi colocando em seu caminho. O filme se encontra em finalização de áudio e vídeo.
Cão Maior (Filipe Alves, 20″ – 2019, Distrito Federal)
Sinopse: Ícaro é um adolescente que procura matar o tédio nas férias. Voltando de uma partida de futebol ele conhece João e juntos presenciam o aparecimento de uma nova estrela no céu, que torna as noites na terra vermelhas e quentes. Tentando lidar com o fato de que estão crescendo, com o tédio e o calor extra nesse verão, eles começam a passar noites juntos pelas ruas da cidade.

LEIA AQUI A ANÁLISE COMPLETA DA SESSÃO COM TEXTOS SOBRE TODOS OS FILMES

Sessão 08

Do Peito a Pele (Keythe Tavares e Rudolfo Auffinger, 9″ – 2020, Paraná)
Sinopse: O Cristofacismo, a lgbtfobia e a arte pop LGBTI brasileira são as fontes da colagem que narra, quase de forma litúrgica pelo próprio autor do poema, Francisco Mallmann, as várias alternativas que temos para fazer com Deus, caso ele volte.
Abraço (Matheus Murucci, 16″ – 2019, Rio de Janeiro)
Sinopse: No subúrbio do Rio de Janeiro, um grupo de amigos prepara uma festa de aniversário.
Preciso Dizer que te Amo (Ariel Nobre, 13″ – 2018, São Paulo)
Sinopse: Documentário sobre a resiliência e a luta contra o suicídio entre as pessoas trans. o filme retrata de forma poética a relação dos personagens com o corpo, com a vida e com o sagrado.

LEIA AQUI A ANÁLISE COMPLETA DA SESSÃO COM TEXTOS SOBRE TODOS OS FILMES

Voltar ao Índice


Festival Taguatinga de Cinema | Apostila

MOSTRA PARALELA

Sessão 01

Homens Invisíveis (Luis Carlos de Alencar, 25″ – 2019, Rio de Janeiro)
Sinopse: Um olhar para a situação da população de transmasculinos nas prisões, a partir dos problemas gerados pelo desconhecimento, transfobia, preconceito e discriminação.
Ruído Branco (Gabriel Fonseca Silva e Souza, 15″ – 2019, São Paulo)
Sinopse: Através de uma linguagem poética, “ruído branco” busca refletir sobre os processos de embranquecimento que o Brasil sofreu durantes 130 anos, após a abolição da escravatura. Como isso atinge nossas descendências e dificulta a busca da identidade das pessoas negras em um país historicamente racista.
Ruth (Igor Dalbone, 15″ – 2019, São Paulo)
Sinopse: Ruth ama o carnaval. Dárcio vai sempre com ela.

LEIA AQUI A ANÁLISE COMPLETA DA SESSÃO COM TEXTOS SOBRE TODOS OS FILMES

Sessão 02

Filhas de Lavadeiras (Edileuza Penha de Souza, 22″ – 2019, Distrito Federal)
Sinopse: O documentário: “Filhas de Lavadeira” apresenta histórias de mulheres negras que graças ao trabalho árduo de suas mães puderam ir para escola e refazer os caminhos trilhados pelas suas antecessoras. Suas memórias, alegrias e tristezas, dores e poesias se fazem presente como possibilidades de um novo destino. Transformando o duro trabalho das lavadeiras em um espetáculo de vida e plenitude.
Pega-se Facção (Thais Braga, 13″ – 2020, Pernambuco)
Sinopse: Em uma região onde a seca dura a maior parte do ano e a agricultura familiar não garante o sustento, mãe e filha veem como única saída a costura domiciliar terceirizada na zona rural de Caruaru-PE. Mas qual é o preço a ser pago?
Seremos Ouvidas (Larissa Nepomuceno, 13″ – 2020, Paraná)
Sinopse: Como existir em uma estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidades diferentes, compartilham suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo.

LEIA AQUI A ANÁLISE COMPLETA DA SESSÃO COM TEXTOS SOBRE TODOS OS FILMES

Sessão 03

Maria (Leo Tabosa, 25″ – 2019, Pernambuco)
Sinopse: Mário retorna ao sertão, depois de 15 anos, para enterrar o pai. Ele regressa para sua cidade natal, como Marie, uma mulher trans. lá reencontra seu melhor amigo de infância, estevão e com ele o seu passado. com a ajuda de estevão, Marie parte numa viagem para enterrar o pai na cidade do Crato.
Por Trás da Pele (Cristian Cancino, 25″ – 2018, São Paulo)
Sinopse: Joris, um imigrante haitiano, chega a São Paulo para procurar seu irmão. na rodoviária, tem suas coisas roubadas e acaba se envolvendo num mal entendido com a polícia. Um imigrante boliviano vai ajudá-lo nessa jornada pela cidade.
Vida Dentro de um Melão (Helena Frade, 18″ – 2020, Minas Gerais)
Sinopse: Uma garota filma o seu redor. fantasiada de bicho, o desconhecido te assopra quando o coração quer voar.

LEIA AQUI A ANÁLISE COMPLETA DA SESSÃO COM TEXTOS SOBRE TODOS OS FILMES

Sessão 04

Linhas Tortas (Flora Suzuki e Grazi Labrazca, 7″ – 2019, Paraná)
Sinopse: Caminhos e descaminhos de uma profissão degradada. Trabalhadores que procuram fazer florescer em ruínas institucionais.
Escola sem Sentido (Thiago Foresti, 15″ – 2019, Distrito Federal)
Sinopse: Chicão é um professor de História apaixonado pela profissão. quando uma estudante filma as suas aulas e mostra para os pais, a conclusão é o medo de uma suposta doutrinação ideológica. O caso ganha proporções impensadas na escola e afeta a motivação do professor com o trabalho. Enquanto isso, uma mulher misteriosa faz reflexões sobre a situação de chicão dentro da sala de aula.
Tecnogênese (Coletivo Sem Nome, 18″ – 2018, Distrito Federal)
Sinopse: Em uma Brasília distópica, o governo totalitário cria um sistema que restringe o acesso a direitos básicos a boa parte da população. Kata é professora na cúpula democrática, única instituição permitida a dar aulas, até que seus ideais e sua origem a levam a contrariar o sistema.

LEIA AQUI A ANÁLISE COMPLETA DA SESSÃO COM TEXTOS SOBRE TODOS OS FILMES

Voltar ao Índice


Festival Taguatinga de Cinema | Apostila

MOSTRA INFANTIL

Sessão 01:
O Véu de Amani (Renata Diniz, 14″ – 2019, Distrito Federal)
Sinopse: Amani é uma garota paquistanesa que mora no brasil. ao mudar de casa, a menina muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.

Sessão 02:
História Simples (Geliel Soares Carvalho e Jhon Erick de Andrade, 6″ – 2019, Amazonas)
Sinopse: “História Simples” é um curta-metragem realizado por jovens e adolescentes do projeto cinema e identidade através do programa viva tefé, no qual narra as aventuras de dois irmãos Rikelme e Ricleide no meio da floresta amazônica repleta de contos e encantos.

Voltar ao Índice


Festival Taguatinga de Cinema | Apostila

Mostra Convida Festival Taguatinga de Cinema

MOSTRA CONVIDA

No mês de junho, como prévia do 15o Festival Taguatinga de Cinema, foram disponibilizados dezesseis curtas de edições anteriores. A lista dos selecionados, por ordem alfabética foi:

Ainda não lhe fiz uma canção de amor (Henrique Arruda, 2015)
Almerinda, a luta continua! (Cibele Tenório, 2015)
Carroça21 (Gustavo Pera, 2018)
Crônicas do meu silêncio (Beatriz Pessoa, 2016)
Diamante, O Bailarina (Pedro Jorge, 2016)
Do Corpo da Terra (Julia Mariano, 2017)
Elinor (Renato Sarieddine e Juliana Mafra, 2017)
Jirau da Hydro, O (Márcio Cruz, 2018)
Megg – A Margem que Migra para o Centro (Larissa Nepomuceno e Eduardo Sanches, 2018)
Mercadoria (Carla Villa-Lobos, 2017)
Mucamas (Coletivo Nós, Madalenas; 2015)
Real Conquista (Fabiana Assis, 2017)
Sair do Armário (Marina Pontes, 2018)
Sustento (Sylara Silvério, 2016)
Translúcidos (Asaph Luccas e Guilherme Candido, 2015)
Utopias (Desde Junho) (Julia Mariano, 2016)

LEIA AQUI A ANÁLISE COMPLETA DA MOSTRA CONVIDA COM TEXTOS SOBRE TODOS OS FILMES

Voltar ao Índice


MOSTRA SELEÇÃO POPULAR

445 curtas-metragens participam dessa Mostra. Entre 4 de julho e 30 de agosto todos eles ficarão disponíveis na plataforma do Festival (clique nesse link e tenha acesso a todos eles).

A divisão por regiões do país se deu da seguinte forma:
Região Norte: 19 filmes
Região Nordeste: 108 filmes
Região Centro-Oeste: 78 filmes
Região Sudeste: 171 filmes
Região Sul: 69 filmes

Claro que o desejo da Apostila de Cinema é prestigiar todas as 445 obras. Não sabemos se será possível produzir textualmente conteúdo sobre todas elas, mas nesse bloco da Apostila, ao longo de todo o Festival, atualizaremos semanalmente alguns destaques da Mostra Seção Popular.

LEIA AQUI A ANÁLISE COMPLETA DE TODOS AS PRODUÇÕES DA REGIÃO NORTE SELECIONADAS

Voltar ao Índice


Festival Taguatinga de Cinema | Apostila

PODCASTS

Apostila Festivais #001: Abertura e Mostra Convida

Apostila Festivais #002: Mostra Paralela e Competitiva – Sessão 01

Apostila Festivais #004: Mostra Paralela e Competitiva – Sessão 02

Apostila Festivais #005: Mostra Paralela e Competitiva – Sessão 03

Voltar ao Índice


Festival Taguatinga de Cinema | Apostila

VÍDEOS

Apostila Festivais #001: Abertura e Mostra Convida

Apostila Festivais #002: Mostra Paralela e Competitiva – Sessão 01

Apostila Festivais #004: Mostra Paralela e Competitiva – Sessão 02

Voltar ao Índice

Festival Taguatinga de Cinema | Apostila

A Apostila de Cinema é uma iniciativa de promover o debate sobre o cinema e questões pertinentes ao mesmo levantando análises culturais, sociais e estéticas que consideramos centrais para o pensamento crítico da Sétima Arte Contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *