25º Festival É Tudo Verdade | Apostila

É Tudo Verdade Capa

Festival É Tudo Verdade | Apostila

A Apostila de Cinema mal terminou sua cobertura do Festival de Gramado 2020 e, virtualmente, retorno às terras cariocas para mais uma mostra tradicional no calendário brasileiro. O Festival É Tudo Verdade completa 25 edições no ano marcado pela pandemia do coronavírus. Com salas de cinema e centros culturais fechados, a organização do evento optou por uma sessão de abertura especial em um drive-in em São Paulo e todas as que lhe seguem disponibilizadas por streaming.

Aqui nesta apostila especial você encontra todas as informações. Entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro nossa equipe assistirá ao máximo de obras possíveis e este arquivo será atualizado constantemente, com links para nossos textos críticos. Em nossas redes sociais, as informações também serão passadas em tempo real.

Para não se perder, fique de olho nas janelas de exibição. Todos os acessos aos filmes são gratuitos. As mostras competitivas serão disponibilizadas na plataforma Looke (clique aqui e seja direcionado à página especial do É Tudo Verdade dentro da plataforma). Os longas brasileiros são exibidos sempre às 21hs, com outra sessão no dia seguinte às 15hs. Os longas estrangeiros têm exibição única às 18hs. As quatro sessões de curtas também terão duas sessões, sempre no início da tarde.

O júri da competição internacional do É Tudo Verdade é formado por Betsy McLane, Chris Mconald e Jorge Bodanzy. Já o júri da competição nacional do É Tudo Verdade é formado por Cristiana Grumbach, Francisco Cesar Filho e Ignácio de Loyola Brandão.

Pelo Looke há ainda algumas produções das mostras paralelas. Outras ficarão hospedadas na plataforma do Itaú Cultural e a janela de exibição é mais longa, durando todo o período do festival. Atenção apenas para o documentário “Santos Dumont: Pré-Cineasta?”, que tem um prazo mais curto, no primeiro dia do evento.

Segue nosso índice completo, clique nas palavras verdes e seja direcionado ao setor ou às nossas críticas.


Índice Geral É Tudo Verdade 2020
(clique em seus nomes e seja direcionado à lista de filmes)

Sessão de Abertura
Competitiva: Longas e Médias Brasileiros
Competitiva: Curtas Brasileiros
Competitiva: Longas e Médias Estrangeiros
Competitiva: Curtas Estrangeiros
Sessões Especiais
Mostra O Estados das Coisas
Foco Latino-Americano
É Tudo Verdade, 25
Sessão de Encerramento


Sessão de Abertura É Tudo Verdade 2020
(clique no nome dos filmes e leia nossa crítica)

A Cordilheira dos Sonhos (França/Chile, 84‘)
Direção: Patricio Guzmán
Sinopse: Um dos vencedores do Olho de Ouro de Melhor Documentário no Festival de Cannes no ano passado é o filme de abertura da fase competitiva da 25ª edição do É Tudo Verdade, em sessão especial para convidados no Drive-in Belas Artes, em São Paulo, dia 23 de setembro. O filme será exibido também via streaming, dentro da programação online do festival. No Chile, quando o Sol nasce, escala muros, colinas e cumes até atingir a última rocha no topo dos Andes. A cordilheira está em todo lugar, mas, para os chilenos, é muitas vezes um território desconhecido. Depois de explorar o norte e o sul do país em outros documentários, o diretor Patricio Guzmán se viu tentado a filmar essa imensa construção para explorar seus mistérios, poderosos segredos do passado e do presente chilenos. Guzmán encerra a trilogia formada ainda por Nostalgia da Luz(2012) e O Botão de Pérola (2015) num ensaio entre o memorialístico e opolítico sobre os avanços sociais do governo Allende (1970-1973), a repressão brutal daditadura Pinochet (1973-1990) e a dura herança atual da política econômica desenvolvidano período autoritário.
Exibição:
23/09 – 20h30min: Sessão presencial para convidados: Belas Artes Drive-in (São Paulo) e Sessão online na plataforma Looke
24/09 – 15h: Sessão online na plataforma Looke

Voltar ao Índice É Tudo Verdade


É Tudo Verdade Longas Brasileiros

Competitiva É Tudo Verdade: Longas Brasileiros
(clique no nome dos filmes e leia nossa crítica)

Meu Querido Supermercado (Brasil, 80′)
Direção: Tali Yankelevich
Sinopse: Enquanto executam atividades extremamente repetitivas, os funcionários de um supermercado encontram espaço para expressar suas dúvidas, afetos, medos e sonhos improváveis. Humor, drama, mistério, romance e física quântica convivem com caixas de leite, cortes de carne, códigos de barra e câmeras de segurança. No espaço confinado da loja, os funcionários não permitem que a rotina aprisione suas imanências e sua imaginação.
Exibição:
24/09 – 21h: Sessão online na plataforma Looke
25/09 – 15h: Sessão online na plataforma Looke

Atravessa a Vida (Brasil, 82’)
Direção: João Jardim
Sinopse: Ao acompanhar alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas no interior de Sergipe que se preparam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as angústias e os prazeres da adolescência por meio de seus gestos, inquietações e conquistas.
Exibição:
25/09 – 21h: Sessão online na plataforma Looke
26/09 – 15h: Sessão online na plataforma Looke

Os Quatro Paralamas (Brasil, 99’)
Direção: Roberto Berliner e Paschoal Samora.
Sinopse: Dirigido por Roberto Berliner, que acompanha a banda desde o início no Circo Voador, em 1983, este filme sobre música e amizade fala da relação dos três que sobem ao palco (Herbert, Bi e João), mas também de um quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas tem papel fundamental: José Fortes, o empresário. Em um papo na sala da casa de Bi Ribeiro, os quatro lembram a carreira, falam sobre sua amizade inabalável e tocam músicas que fazem parte dessa trajetória de quase 40 anos.
Exibição:
26/09 – 21h: Sessão online na plataforma Looke
27/09 – 15h: Sessão online na plataforma Looke

A Ponte de Bambu (Brasil, 77’)
Direção: Marcelo Machado
Sinopse: Uma incógnita a olhos ocidentais, a China é um gigante que se impõe pelas barreiras do idioma, dos costumes e da história. Com testemunhos e imagens de valor histórico e sentimental, o jornalista Jayme Martins e sua família levam a uma compreensão da China por vias inéditas ao relatar sua experiência no país: o comunismo, a Revolução Cultural de Mao, o massacre da praça da Paz Celestial e as reformas que culminaram em uma superpotência. O diretor Marcelo Machado mergulha nessas memórias e visita o país, onde igualmente guarda conexões afetivas.
Exibição:
27/09 – 21h: Sessão online na plataforma Looke
28/09 – 15h: Sessão online na plataforma Looke

Não Nasci para Deixar meus Olhos Perderem Tempo (Brasil, 72’)
Direção: Claudio Moraes
Sinopse: O ocaso da carreira do compositor Zé Keti. O triste retrato do plenário do Congresso Nacional fechado em 1977. A dor de uma mãe que perdeu a filha de 15 anos atropelada. Os presidentes do Brasil, desde Castelo Branco. São personagens e cenários registrados pelo olhar aguçado e sensível do fotógrafo Orlando Brito ao longo de 50 anos de profissão. Dos bastidores da política aos brasileiros do interior do país, Brito relembra experiências, fala sobre o papel do fotógrafo e a dor de registrar a dor de alguém.
Exibição:
28/09 – 21h: Sessão online na plataforma Looke
29/09 – 15h: Sessão online na plataforma Looke

Boa Noite (Brasil, 73’)
Direção: Clarice Saliby
Sinopse: Aos 91 anos, Cid Moreira abre as portas de casa e de seu inconsciente, revelando facetas surpreendentes do homem que entrou nos lares de milhões de brasileiros todas as noites, por quase 30 anos. A voz mais famosa do Brasil narra a própria história, desconstruindo sua imagem mítica e conduzindo o espectador por um labirinto de memórias. Lembranças e imagens de arquivo traçam um panorama de sua vida, que se confunde com a história da televisão brasileira.
Exibição:
29/09 – 21h: Sessão online na plataforma Looke
30/09 – 15h: Sessão online na plataforma Looke

Libelu – Abaixo a Ditadura (Brasil, 95’)
Direção: Diógenes Muniz
Sinopse: Liberdade e Luta foi uma tendência estudantil universitária surgida em 1976. Impulsionado por uma organização clandestina, o grupo ganhou fama por ser o primeiro a retomar o mote “abaixo a ditadura” enquanto o AI-5 ainda vigia. Seus integrantes eram famosos pela irreverência, abertura cultural e combatividade. Libelu, depois, virou adjetivo, sinônimo de radicalidade e (para adversários) inconsequência. Quatro décadas depois, onde estão e o que pensam os jovens trotskistas que foram às ruas contra os generais?
Exibição:
30/09 – 21h: Sessão online na plataforma Looke
01/10 – 15h: Sessão online na plataforma Looke

Jair Rodrigues – Deixa que Digam (Brasil, 96’)
Direção: Rubens Rewald.
Sinopse: Jair Rodrigues, o retrato de um artista e de um Brasil tão próximo e tão distante.
Exibição:
01/10 – 21h: Sessão online na plataforma Looke
02/10 – 15h: Sessão online na plataforma Looke

Fico te Devendo uma Carta sobre o Brasil (Brasil, 88’)
Direção: Carol Benjamin
Sinopse: Três gerações de uma família atravessada pela Ditadura Militar brasileira (1964-1985). Ao mergulhar em uma história pessoal e entrelaçá-la com a história do país, entre passado e presente, o filme investiga a persistência do silêncio como uma ferramenta de apagamento da memória.
Exibição:
02/10 – 21h: Sessão online na plataforma Looke
03/10 – 15h: Sessão online na plataforma Looke

Segredos do Putumayo (Brasil, 83’)
Direção: Aurélio Michiles
Sinopse: Documentário sobre aquele que é considerado hoje o pai dos inquéritos sobre a violação de direitos humanos, Roger Casement (1864-1916). As ações de quando ele esteve na África, no Brasil e na sua Irlanda nativa ainda repercutem em nossos dias.
Exibição:
03/10 – 21h: Sessão online na plataforma Looke
04/10 – 15h: Sessão online na plataforma Looke

Voltar ao Índice É Tudo Verdade


ETV Curtas Nacionais

Competitiva É Tudo Verdade: Curtas Brasileiros
(clique no nome dos filmes e leia nossa crítica)

Sessão 01

ChoVer (Brasil, 9‘)
Direção: Guga Millet
Sinopse: A região do Cariri, no sertão paraibano, ficou sete anos sob seca. Em 2018, a estiagem acabou, com uma sequência de chuvas constantes que surgiam no horizonte. Com depoimento do morador local Zé Vaqueiro, o filme fala desse lugar e dessa chuva, que, quando acontece, faz com que as pessoas saiam para ver a água que cai do céu e se espalha pela terra.

Movimento (Brasil, 23‘)
Direção: Lucas Tomaz Neves
Sinopse: Ao acompanhar o reencontro de sua mãe com a família após 33 anos de separação, Lucas vivencia situações que se transformam em memórias ancestrais. Um filme sobre o tempo, suas danças e conjunturas.

Metroréquiem (Brasil, 13‘)
Direção: Adalberto Oliveira
Sinopse: O cotidiano no metrô do Recife transcende os dias, mas nunca o corpo marginal.

Filhas de Lavadeiras (Brasil, 22‘)
Direção: Edileuza Penha de Souza.
Sinopse: Histórias de mulheres negras que, graças ao trabalho árduo de suas mães, puderam ir para a escola e refazer os caminhos trilhados por suas antecessoras. Suas memórias, alegrias e tristezas se fazem presentes como possibilidade de um novo destino, transformando o duro trabalho das lavadeiras em um espetáculo de vida e plenitude.

Sem Título # 6: o Inquietanto (Brasil, 15’)
Direção: Carlos Adriano
Sinopse: À companhia de Antonin Artaud e Robert Walser, um convite ao abismo, familiar e desconhecido. O mistério da memória e do amor, além da alma; o inesperado da angustiante estranheza; o que retorna outrora. Laços e lapsos poéticos do ensaio-documentário, entre um filme experimental japonês (1926) e um filme industrial americano (2010). Da série “apontamentos para uma auto cinebiografia (em regresso)”.

Duração Total da Sessão: 82′
Exibição:
26/09 – 14h: Sessão online na plataforma Looke
30/09 – 14h: Sessão online na plataforma Looke

Sessão 02

Ouro para o Bem do Brasil (Brasil, 18‘)
Direção: Gregory Baltz
Sinopse: Em 1964, dias após o golpe militar, o empresário Assis Chateaubriand criou a campanha “Ouro para o bem do Brasil”, por meio da qual convidava a população brasileira a doar bens e ajudar a acabar com a dívida externa do país. Ao traçar olhares sobre a campanha e o momento político da época, o filme é uma análise sobre a História a partir da memória do ontem e do hoje.

Ver a China (Brasil/ China, 30‘)
Direção: Amanda Carvalho
Sinopse: Uma realizadora estrangeira é convidada a visitar a China com a tarefa de produzir um documentário sobre a produção de chá na província de Fujian. Um ano depois, de volta ao Brasil, ela retoma suas imagens e aquilo que foi visto em território chinês.

Lora (Brasil, 19‘)
Direção: Mari Moraga
Sinopse: Na maior cidade do Brasil, Lora é uma mulher livre e plena de presença, que apresenta outra forma de pensar sobre pessoas em situação de rua.

Recoding Art (Brasil, 15‘)
Direção: Bruno Moreschi e Gabriel Pereira
Sinopse: Uma plataforma sem precedentes, que centralizou sete tipos de inteligência artificial para “ler” a coleção do museu holandês Van Abbemuseum, foi criada como parte de um trabalho do pesquisador de mídia digital Gabriel Pereira e do artista Bruno Moreschi. Nos resultados, a dupla procurou falhas e leituras inesperadas das IAs – e encontrou algoritmos que nivelam a subjetividade artística à lógica capitalista. A base de tudo era o trabalho crucial, mas invisível, dos Amazon Mechanical Turkers.

Duração Total da Sessão: 82′
Exibição:
27/09 – 14h: Sessão online na plataforma Looke
01/10 – 14h: Sessão online na plataforma Looke

Voltar ao Índice É Tudo Verdade


É Tudo Verdade Longas Internacionais

Competitiva É Tudo Verdade: Longas e Médias Estrangeiros
(clique no nome dos filmes e leia nossa crítica)

Ficção Privada (Ficción Privada, Argentina, 85‘)
Direção: Andrés Di Tella
Sinopse: Por vários dias e noites, um rapaz e uma moça leem as correspondências trocadas por Torcuato e Kamala (ele, argentino, ela, indiana), os pais do diretor. As cartas, escritas ao longo de décadas, entre os anos 1950 e 1970, relembram suas viagens e falam de amor e idealismo, mas também de dores e sonhos desfeitos. Uma aventura íntima do século 20.
Exibição:
24/09 – 18h: Sessão online na plataforma Looke

Colectiv (Collective, Romênia/Luxemburgo, 109‘)
Direção: Alexander Nanau
Sinopse: Em 2015, um incêndio na boate Colectiv, em Bucareste, matou 27 pessoas e feriu 180. Mais tarde, outras vítimas morreram nos hospitais. Quando um médico vaza informações, um grupo de jornalistas começa a revelar uma imensa fraude no sistema de saúde. Um novo ministro é nomeado e oferece a eles acesso sem precedentes aos bastidores de seus esforços para reformar um sistema corrupto. Um olhar firme sobre o impacto do melhor do jornalismo investigativo.
Exibição:
25/09 – 18h: Sessão online na plataforma Looke

Forman vs. Forman (Forman vs. Forman, República Tcheca / França, 78‘)
Direção: Helena Třěštíková e Jakub Hejna
Sinopse: Um revelador documentário sobre o mais famoso cineasta tcheco, Milos Forman, duas vezes ganhador do Oscar. Por meio de um valioso tesouro de imagens de arquivo, o filme ajuda a entender como Forman superou sistemas (do nazismo e o comunismo até Hollywood) de forma a moldar seu cinema de resistência. Um tributo sincero e comovente que mostra um artista sempre em meio à luta política e de criação.
Exibição:
26/09 – 13h: Sessão online na plataforma Looke

1982 (Argentina, 91’)
Direção: Lucas Gallo
Sinopse: Quase que inteiramente baseado em trechos do programa de TV 60 Minutos, o filme revê a campanha midiática que dominou os 74 dias da guerra declarada pela ditadura argentina contra os britânicos pelo controle das Ilhas Falkland. Ao mostrar cenas como âncoras pedindo doações para a compra de armas, 1982 desnuda o poder da mídia de canalizar opiniões e, ao colocar o espectador no lugar de um argentino da época, ajuda a compreender como precisamos de mentiras em nome da esperança.
Exibição:
26/09 – 18h: Sessão online na plataforma Looke

Golpe 53 (Coup 53, Reino Unido/ Irã/ EUA, 119‘)
Direção: Taghi Amirani
Sinopse: Ao fazer um documentário sobre o golpe anglo-americano no Irã em 1953, o diretor Taghi Amirani e o editor Walter Murch descobriram um arquivo extraordinário e inédito. Documentos e filmagens em 16 mm recontam essa história em detalhes sem precedentes, com revelações explosivas de segredos escondidos por 66 anos. De um documentário histórico sobre quatro dias em agosto de 1953, o filme se torna uma investigação viva a expor as raízes das relações voláteis do Irã com o Reino Unido e os EUA.
Exibição:
27/09 – 18h: Sessão online na plataforma Looke

O Rolo Proibido (The Forbidden Reel, Canadá, 119‘)
Direção: Ariel Nasr
Sinopse: De alguma forma motivados a criar em meio à guerra e ao caos, cineastas afegãos fizeram nascer um extraordinário estilo nacional de cinema. Motivados a destruir, extremistas do Taliban se puseram a queimar esse legado. Admirado pela beleza e pelo frágil poder dos filmes, o diretor afegão-canadense Ariel Nasr constrói uma visão emocionante e original do Afeganistão moderno.
Exibição:
28/09 – 18h: Sessão online na plataforma Looke

Cidade dos Sonhos (Cheng Shi Meng, China, 102‘)
Direção: Weijun Chen
Sinopse: Um vívido, e muitas vezes cômico, retrato de um vendedor de rua idoso, tenaz e turrão em uma contenda com funcionários públicos de Wuhan, maior cidade da região central da China.
Exibição:
29/09 – 18h: Sessão online na plataforma Looke

O Espião (The Mole Agent, Chile/ EUA/ Alemanha/ Holanda/ Espanha, 90‘)
Direção: Maite Alberdi
Sinopse: Sergio é um espião chileno. Ou quase isso: ele é convidado a interpretar um depois de audições realizadas por um detetive particular que precisa se infiltrar em um asilo onde um residente possivelmente está sofrendo maus-tratos. Mas, aos 83 e sem ser nenhum 007, Sergio não é exatamente habilidoso com novas tecnologias e técnicas de espionagem. Uma fina combinação de documentário e filme de espião, esta é uma reflexão particular sobre compaixão e solidão.
Exibição:
30/09 – 18h: Sessão online na plataforma Looke

Pão Amargo (Bitter Bread, Líbano, 87‘)
Direção: Abbas Fahdel
Sinopse: Crônicas da rotina de um campo de refugiados sírios no Líbano.
Exibição:
01/10 – 18h: Sessão online na plataforma Looke

Silêncio de Rádio (Radio Silence, Suíça/ México, 80‘)
Direção: Juliana Fanjul
Sinopse: Março de 2015. Devido à pressão política e a falsas pretensões, a principal voz do jornalismo independente mexicano, Carmen Aristegui, acaba demitida, junto com sua equipe, da rádio MVS. No dia seguinte, mais de 200 mil pessoas organizam um ato e assinam uma petição em favor de sua volta e pedindo o fim da censura. Apesar da imensa mobilização, a emissora não cede.
Exibição:
02/10 – 18h: Sessão online na plataforma Looke

O Rei Nu (Der Nackte König – 18 Fragmente Über Revolution, Alemanha/ Polônia/ Suíça, 108‘)
Direção: Andreas Hoessli
Sinopse: 1979, revolução no Irã. 1980, revolução na Polônia. A queda do xá, o rei dos reis, no Irã. Greves gerais e o movimento Solidarnosc na Polônia. O que passou pelas mentes daqueles garotos e garotas naqueles momentos? E o que aconteceu com eles quando as revoluções passaram ou, no caso iraniano, depois que uma elite religiosa e autoritária chegou ao poder?
Exibição:
03/10 – 13h: Sessão online na plataforma Looke

Influência (Influence, África do Sul/ Canadá, 105‘)
Direção: Richard Poplak e Diana Neille.
Sinopse: Uma análise da expansão recente do universo da desinformação por meio de uma investigação exclusiva sobre a ascensão e queda de uma das maiores empresas de relações-públicas e e-reputação, a multinacional britânica Bell Pottinger.
Exibição:
03/10 – 18h: Sessão online na plataforma Looke

Voltar ao Índice É Tudo Verdade


ETV Curtas Internacionais

Competitiva É Tudo Verdade: Curtas Estrangeiros
(clique no nome dos filmes e leia nossa crítica)

Sessão 01

Notícias da Capital do Antimônio (Nouvelles de la Capitale d‘Antimoine, França, 27’)
Direção: Guangli Liu
Sinopse: Lengshuijiang, no sudoeste da China é sede dos maiores depósitos de antimônio no mundo, explorados há mais de 100 anos. Em 2009, o governo listou a cidade entre os locais com recursos naturais esgotados. Ao documentar a produção de um programa oficial da TV local, o filme se torna testemunha silenciosa de cenas aberrantes. As imagens, um arranjo viciado do espaço-tempo, tentam mostram um passado miserável, capaz apenas de engendrar um futuro igualmente infeliz.

Uma Longa Distância (Larga Distância, Peru, 12’)
Direção: Juan Manuel Calisto
Sinopse: Um jovem vai atrás da mulher trans que namorou seu falecido pai quando ele abandonou o lar. Uma jornada para entender melhor a história desse homem, as razões para sua ausência e a aventura humana por trás do preconceito.

Seu Canto (Her Song, Portugal, 23’)
Direção: Laura Taillefer Viñas
Sinopse: Um encontro de vozes de três mulheres de diferentes origens leva a uma reflexão sobre a liberdade e os limites impostos quando se nasce mulher em uma comunidade cigana. Por meio da história de uma mulher sem voz, o filme mostra a experiência do luto nesse grupo, quando a vida de quem perdeu uma pessoa amada para por pelo menos um ano.

Meu País Tão Lindo (Moj Kraj Taki Piekny, Polônia, 30’)
Direção: Grzegorz Paprzycki
Sinopse: Um retrato da Polônia, onde duas forças colidem, representando visões de mundo completamente diferentes: a perspectiva esquerdista de país contra a Polônia homogeneizada construída pela extrema direita. Entre essas ideologias estão pessoas que lutam em nome de seus valores e princípios e uma grande divergência: o nacionalismo.

Sem Choro na Mesa de Jantar (No Crying at the Dinner Table, Canadá, 16’)
Direção: Carol Nguyen
Sinopse: A cineasta Carol Nguyen faz entrevistas com seus próprios familiares para construir um retrato do amor, da dor e de um trauma que perpassa gerações.

Duração Total da Sessão: 105′
Exibição:
28/09 – 14h: Sessão online na plataforma Looke
02/10 – 14h: Sessão online na plataforma Looke

Sessão 02

Asho (Irã, 30’)
Direção: Jafar Najafi
Sinopse: Asho é um pequeno pastor interessado em cinema. A rotina com o rebanho é desafiante, mas a paixão por Hollywood e pela atuação permite que seus sonhos se misturem com a vida real. Asho e uma menina, prometidos em casamento desde cedo, como reza a tradição em sua vila, tentam ignorar o amor com sua tenacidade infantil.

Algo Mais (This Means More, França, 22’)
Direção: Nicolas Gourault
Sinopse: Um software de simulação de multidões serve de ferramenta para explorar a memória coletiva de aficionados por futebol. Imagens do programa são misturadas aos rostos e testemunhos de torcedores do Liverpool Football Club que relembram experiências marcadas por um evento trágico: o desastre de Hillsborough, em 1989, que mudou a natureza do esporte.

3 Saídas Lógicas (3 Logical Exits, Dinamarca/ Reino Unido/ Líbano, 15’)
Direção: Mahdi Fleifel
Sinopse: Uma exploração sociológica que reflete sobre as diferentes saídas que jovens palestinos têm à disposição para lidar com a vida em campos de refugiados.

Saudade (Alemanha, 30’)
Direção: Denize Galiao
Sinopse: Em decorrência da doença de seu pai, a diretora afro-brasileira Denize Galiao explora os sentimentos mais profundos que têm por seu lar e suas raízes – as quais ela não quer perder depois de 20 anos morando na Alemanha. A palavra “saudade”, que não pode ser traduzida com exatidão para outros idiomas, é a fronteira na história de uma família que vive entre duas culturas.

Duração Total da Sessão: 97′
Exibição:
29/09 – 14h: Sessão online na plataforma Looke
03/10 – 14h: Sessão online na plataforma Looke

Voltar ao Índice É Tudo Verdade


Sessões Especiais
(clique no nome dos filmes e leia nossa crítica)

Utopia Distopia (Brasil. 72‘)
Direção: Jorge Bodanzky
Sinopse: Jorge Bodanzky recorre às suas memórias afetivas do período em que cursou a Universidade de Brasília para nos mostrar todo um painel da juventude na década de 60, com seus sonhos e expectativas, suas crises e projetos interrompidos.
Exibição:
26/09 – 11h: Sessão online na plataforma Looke

Eu Caminho (I Walk, Dinamarca. 90‘)
Direção: Jørgen Leth
Sinopse: Um ensaio autobiográfico sobre a vitalidade artística e a fragilização física pelo envelhecimento do cineasta e poeta dinamarquês Jørgen Leth, um dos mais originais diretores europeus em atividade, desde os anos 1960.
Exibição:
27/09 – 11h: Sessão online na plataforma Looke

Santiago das Américas ou O Olho do Terceiro Mundo (Brasil, 102‘)
Direção: Silvio Tendler
Sinopse: Em uma pequena ilha convulsionada pela revolução de 1959, Santiago Álvarez usou a sétima arte como arma política e criou uma estética que se tornou referência no campo documental. Santiago, que se intitulava um viajante permanente pela história, registrou os fatos mais marcantes de seu tempo, desde a Revolução Cubana até a desintegração do bloco soviético. Levou a espectadores de todos os continentes um contraponto à história contada pelo Serviço de Informação dos Estados Unidos, o USIS. Através suas obras, mergulhamos no cenário político e na cultura cubana, nas tensões da América Latina, na Guerra do Vietnã, nos inúmeros conflitos pela independência da África, sempre com o olhar periférico que é a marca do seu cinema, hoje convertido em memória de um mundo em transformação. No ano do centenário de nascimento de Santiago, Silvio Tendler lançou a cinebiografia do diretor cubano, um projeto que começou a ser filmado em 1988 e tem entrevistas inéditas de Santiago.
Exibição:
03/10 – 11h: Sessão online na plataforma Looke

Garoto – Vivo Sonhando (Brasil. 104‘)
Direção: Rafael Veríssimo
Sinopse: Aníbal Augusto Sardinha, mais conhecido como Garoto (1915-1955), é um dos pilares escondidos da música brasileira. Arquivos raros e depoimentos revelam sua influência musical.
Exibição:
04/10 – 11h: Sessão online na plataforma Looke

Voltar ao Índice É Tudo Verdade


Mostra O Estados das Coisas
(clique no nome dos filmes e leia nossa crítica)

Filmfarsi (Irã/ Reino Unido, 83‘)
Direção: Ehsan Khoshbakht
Sinopse: Uma jornada pessoal por meio da história do cinema iraniano popular e pré-Revolução, o documentário desvela um Irã raramente visto. Quase cem filmes, alguns garimpados entre fitas VHS do acervo do diretor, são reunidos para construir o retrato de uma sociedade em rápida transformação. Filmfarsirevela um cinema de excitação, ação e grandes emoções, espelho desafiador para um país que lutou para conciliar tradições religiosas e a turbulenta modernidade de influências ocidentais.
Exibição:
27/09 – 13h: Sessão online na plataforma Looke

Gyuri (Brasil, 87′)
Direção: Mariana Lacerda.
Sinopse: Uma linha geopolítica improvável entre a pequena aldeia húngara de Nagyvárad e a Terra Indígena Yanomami, na Amazônia brasileira. Judia, sobrevivente da Segunda Guerra, Claudia Andujar exilou-se no Brasil e dedicou a vida à salvaguarda dos povos yanomami. Seu valioso acervo, sua militância incansável, seu passado de guerra e a vulnerabilidade atual dos indígenas são revistos por meio de diálogos de Andujar com o xamã Davi Kopenawa e o ativista Carlo Zacquini, com a interlocução do filósofo húngaro Peter Pál Pelbart.
Exibição:
De 23/09 (às 13hs) a 05/10 (às 09h), na plataforma do Itaú Cultural

O Segundo Encontro (Brasil/ França, 70’)
Direção: Veronique Ballot
Sinopse: Após 64 anos, a diretora segue os passos do pai, o repórter-fotográfico Henri Ballot, que integrou a expedição dos irmãos Villas-Boas na qual se deu o primeiro contato entre homens brancos e índios Metuktire, no norte de Mato Grosso. O que aconteceu com os índios depois de mais de seis décadas de invasão de suas terras? Que traços do pai a filha encontraria em território tão afastado? No filme, os índios falam, confrontam passado e presente e revivem a memória dos Kayapós por meio das fotos de Ballot.
Exibição:
De 23/09 (às 13hs) a 05/10 (às 09h), na plataforma do Itaú Cultural

Voltar ao Índice É Tudo Verdade


Foco Latino-Americano
(clique no nome dos filmes e leia nossa crítica)

Suspensão (Suspensión, Colômbia, 73’)
Direção: Simón Uribe
Sinopse: Nas selvas do sul colombiano, há uma grande ponte de concreto abandonada, que se choca contra uma montanha e põe fim a uma estrada que não leva a parte alguma. O símbolo da obsessão de gerações de engenheiros em dominar as imponentes montanhas do território amazônico. Após quase um século, as promessas de uma estrada moderna se desfazem, e a ponte se converte em cenário de situações absurdas, um teatro de ilusões por onde circulam operários e turistas – até que um desastre insuspeito acontece.
Exibição:
02/10 – 13h: Sessão online na plataforma Looke

Brouwer, a Origem da Sombra (Brouwer, the Origin of the Shadow, Cuba, 68’)
Direção: Katherine Gavilan e Lisandra Lopez Fabe
Sinopse: Leo Brouwer, extraordinário compositor cubano reconhecido mundialmente, abre as portas de seu espaço de criação e permite ao espectador explorar seu cotidiano e seu trabalho. Com um olhar agudo e questionador, ele faz reflexões sobre a vida e a contemporaneidade e divide inquietações que o acompanharam e o inspiraram ao longo de oito décadas.
Exibição:
04/10 – 13h: Sessão online na plataforma Looke

Voltar ao Índice É Tudo Verdade


É Tudo Verdade, 25
(clique no nome dos filmes e leia nossa crítica)

Volkswagen – Operários na Alemanha e no Brasil (Brasil/ Alemanha, 1974, 28’)
Direção: Jorge Bodanzky e Wolf Gauer
Sinopse: Um paralelo da vida e do trabalho de dois operários da Volkswagen, um no Brasil e outro na Alemanha, que exercem funções idênticas na montagem do Fusca.
Exibição:
De 23/09 (às 13hs) a 05/10 (às 09h), na plataforma do Itaú Cultural

40 dias para aprender Cinema (40 days to learn film, Reino Unido. 136’)
Direção: Mark Cousins
Sinopse: Junte-se ao cineasta e escritor Mark Cousins em uma jornada de 40 dias, explorando como nós refletimos sobre nossa paixão pelo cinema e aspectos relacionados ao ato de fazer filmes, incluindo estilo, ideias, emoções, aspectos práticos e outras coisas divertidas. Exploraremos a linguagem universal do cinema, vendo obras que perpassam fronteiras artísticas e culturais.
Exibição:
De 23/09 (às 13hs) a 05/10 (às 09h), na plataforma do Itaú Cultural

A Televisão e Eu (La Televisión y Yo, Argentina, 2002, 75’)
Direção: Andrés Di Tella
Sinopse: Um ensaio fílmico que se estende da primeira lembrança pessoal do diretor às mais antigas memórias da TV na Argentina. Duas histórias e dois sonhos intercalados: a de Jaime Yankelevich, o imigrante judeu que se tornou o rei do rádio e introduziu a TV na Argentina, e a do avô do próprio diretor, Torcuato di Tella, outro imigrante que construiu um império industrial.
Exibição:
De 23/09 (às 13hs) a 05/10 (às 09h), na plataforma do Itaú Cultural

Santos Dumont: Pré-Cineasta? (Brasil, 2010, 63’)
Direção: Carlos Adriano e Bernardo Vorobow
Sinopse: Este documentário parte da descoberta e restauração de um raro e desconhecido carretel de fotografias reproduzidas de um filme mutoscópio, produzido em 1901, em Londres, sobre Santos Dumont (1873-1932). A obra aborda aspectos históricos e artísticos dos primórdios do cinema (pré-cinema, cinema de atrações) e do cinema de reapropriação de arquivo (found footage, filme de reciclagem), por meio de entrevistas, documentos, metáforas visuais e da articulação própria de um ensaio poético.
Exibição:
De 24/09 (às 13hs) a 25/09 (às 09h), na plataforma do Itaú Cultural

Voltar ao Índice É Tudo Verdade


Sessão de Encerramento

Exibição:
Dia 04/10
18hs – Cerimônia de premiação
21hs – Filme de Encerramento
Wim Wenders, o Desperado (Wim Wenders, Desperado Alemanha, 2020, 120′)
Direção: Andreas Frege
Sinopse: Pioneiro do Novo Cinema Alemão, Wim Wenders é um dos mais importantes diretores do cinema contemporâneo. Marcando seu 75º aniversário, “Wim Wenders, Desperado” retrata o trabalho de um visionário que captou o zeitgeist de sua geração. O documentário aborda o processo artístico de um improvisador único, que vê cada filmagem como uma jornada rumo ao desconhecido. Com depoimentos inéditos de Francis Ford Coppola, Willem Dafoe, Patti Smith e Werner Herzog, o filme oferece um olhar exclusivo sobre a vida e a obra de um artista excepcional.

Clique aqui e visite a página oficial do Festival É Tudo Verdade.

Voltar ao Índice É Tudo Verdade

A Apostila de Cinema é uma iniciativa de promover o debate sobre o cinema e questões pertinentes ao mesmo levantando análises culturais, sociais e estéticas que consideramos centrais para o pensamento crítico da Sétima Arte Contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *