Mostra Ecofalante de Cinema | Apostila

Apostila Mostra Ecofalante de Cinema 2020

Mostra Ecofalante de Cinema | Apostila

A 9ª Mostra Ecofalante de Cinema acontece do dia 12 de agosto a 20 de setembro de 2020. Um evento anual que acontece desde 2012 de forma presencial em São Paulo – com itinerância por outras cidades do Estado e pelo país em parcerias com instituições educacionais e sociais. Na página oficial da ONG Ecofalante, eles assim se definem:

A Ecofalante, organização não governamental sem fins lucrativos, foi fundada em 2003 com o objetivo de criar e trabalhar em projetos que contribuíssem para o desenvolvimento sustentável do planeta por meio da educação e da cultura. Dentro dessa proposta, nosso maior projeto é a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que é o ponto de partida para nossos projetos educacionais. Esses projetos acontecem ao longo do ano, como o Programa Ecofalante Universidades, a Mostra Escola, exibições com debates e atividades de formação em Etecs, CEUs, Fábricas de Cultura, entre outras instituições culturais. Nosso trabalho é desenvolvido através de leis de incentivo, e por meio de uma rede de parcerias com instituições que atuam nas áreas de meio ambiente, educação, cultura e mídia.

A Ecofalante é uma ONG que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Produzimos filmes, documentários e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental. Damos consultorias a projetos nessas áreas. Fazemos formação de professores, exibições e debates em escolas, universidades e aparelhos culturais. Produzimos seminários e workshops sobre cinema, educação e sustentabilidade. Realizamos também o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais: a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

A Apostila de Cinema concorda com a ideia de levar o audiovisual como ferramenta de fomento à educação e ao debate sobre a sociedade. Por isso, não poderíamos deixar de fazer uma cobertura especial sobre o evento – que pelo formato online poderemos ter acesso total.

Clique aqui e seja direcionado à programação da Mostra. Os filmes são disponibilizados em janelas de exibição.

Além dos debates e cerimônias, quatro recortes curatoriais fazem parte da Mostra Ecofalante de Cinema. Clique no índice abaixo em cada categoria e subcategoria e veja os selecionados. Conforme nossas críticas forem publicadas, atualizaremos este apostila:

Panorama Internacional Contemporâneo
Ativismo
Consumo
Economia
Emergência Climática
Povos e Lugares
Tecnologia
Trabalho

Competição Latino-Americana
Longa-Metragem
Curta-Metragem

Concurso Ecofalante

Clássicos e Premiados


Panorama Internacional Contemporâneo

O Panorama Internacional Contemporâneo apresenta obras, em sua maioria inéditas no Brasil, de vitrines prestigiosas como os festivais de Cannes, Sundance, Roterdã, Locarno, Berlim, Leipzig, IDFA – Amsterdã (considerada a “Cannes” do cinema documental), entre outros. A programação foi organizada pela curadoria nas temáticas Ativismo, Consumo, Economia, Emergência Climática, Povos & Lugares, Tecnologia e Trabalho. Cada eixo é objeto de concorridos debates com especialistas e realizadores, uma tradição da Mostra Ecofalante.

Ativismo
(clique em seus nomes e seja direcionado aos textos)

Dolores (Dolores, EUA, 2017, 95′)
Direção: Peter Bratt

Patrimônio (Patrimonio, México / EUA, 2018, 85)
Direção: Lisa F. Jackson e Sarah Teale

Sufocado (Breathless, Bélgica, 2018, 77′)
Direção: Daniel Lambo

Triste Oceano (Blue, Austrália, 2017, 76′)
Direção: Karina Holden

Vulcão de Lama: A Luta Contra a Injustiça (Grit, EUA, 2018, 80’)
Direção: Cynthia Wade & Sasha Friedlander

Voltar ao Índice


Consumo
(clique em seus nomes e seja direcionado aos textos)

Beleza Tóxica (Toxic Beauty, Canadá, 2019, 90′)
Direção: Phyllis Ellis

O Custo do Vício Digital (Death By Design, EUA, 2016, 74′)
Direção: Sue Williams

O Fim da Carne (The End of Meat, Alemanha, 2017, 94′)
Direção: Marc Pierschel

Superalimentos (The Superfood Chain, Canadá, 2018, 70’)
Direção: Ann Shin

Voltar ao Índice


Economia
(clique em seus nomes e seja direcionado aos textos)

Golpe Corporativo (The Corporate Coup d’État, Canadá/ EUA, 2018, 90’)
Direção: Fred Peabody

O Custo do Transporte Global (Freightened: The Real Price of Shipping, Espanha/França, 2016, 83′)
Direção: Denis Delestrac

Os Despossuídos (The Dispossessed, Canadá/ Suíça, 2017, 81’)
Direção: Mathieu Roy

Os Senhores da Água (Lords of Water, França, 2019, 87′)
Direção: Jérôme Fritel

Push: Ordem de Despejo (Push, Suécia, 2019, 92′)
Direção: Fredrik Gertten

Tomates, Molho e Wagner (When Tomatoes Met Wagner, Grécia, 2019, 72′)
Direção: Marianna Economou

Voltar ao Índice


Emergência Climática
(clique em seus nomes e seja direcionado aos textos)

A Era das Consequências (The Age of Consequences, EUA, 2017, 81′)
Direção: Jared P. Scott

A Nova Era do Petróleo (Blowout, EUA, 2018, 80′)
Direção: Zach Toombs

Breakpoint: Uma Outra História do Progresso (Breakpoint: A Counter-History of Progress, França, 2018, 98′)
Direção: Jean-Robert Viallet

O Mês Mais Quente (The Hottest August, Canadá, 2019, 95′)
Direção: Brett Story

Voltar ao Índice


Povos e Lugares
(clique em seus nomes e seja direcionado aos textos)

A Baleia de Lorino (The Whale from Lorino, Polônia, 2019, 59′)
Direção: Maciej Cuske

Exodus (Exodus, Irã, 2019, 77′)
Direção: Bahman Kiarostami

Ma’Ohi Nui (Ma’Ohi Nui, In the Heart of the Ocean my Country Lies, Bélgica, 2018, 113’)
Direção: Annick Ghijzelings

Memórias do Oriente (Eastern Memories, Finlândia, 2018, 86’)
Direção: Niklas Kullström & Marti Kaartinen

Voltar ao Índice


Tecnologia
(clique em seus nomes e seja direcionado aos textos)

Bebês do Futuro (Future Baby, Áustria, 2016, 91′)
Direção: Maria Arlamovsky

Jawline: Ascensão e Queda de Austyn Tester (Jawline, EUA, 2019, 93′)
Direção: Liza Mandelup

O Futuro do Trabalho e da Morte (The Future of Work and Death, Reino Unido, 2016, 88′)
Direção: Sean Blacknell & Wayne Walsh

Olá, IA (Hi, AI, Alemanha, 2019, 88′)
Direção: Isa Willinger

Voltar ao Índice


Trabalho
(clique em seus nomes e seja direcionado aos textos)

Botando pra Quebrar (Blow It to Bits, França, 2019, 109′)
Direção: Lech Kowalski

Indústria Russa (The Russian Job, República Tcheca, 2017, 64′)
Direção: Petr Horky

Ladrões do Tempo (Time Thieves, Espanha/França, 2018, 52′)
Direção: Cosima Dannoritzer

Ouro da Morte (Dying for Gold, África do Sul, 2019, 98′)
Direção: Catherine Meyburgh, Richard Pakleppa

Voltar ao Índice


Competição Latino-Americana

A Competição Latino-Americana abriga títulos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, em um total de 25 obras. Os filmes concorrem a “Melhor Longa-Metragem Pelo Júri” – com prêmio de R$ 15.000,00; “Melhor Curta-Metragem Pelo Júri” – com prêmio de R$ 5.000,00, e “Melhor Filme Pelo Público”.

Competição Longa-Metragem
(clique em seus nomes e seja direcionado aos textos)

A Jangada de Welles (Welles’ Raft, Brasil, 2019, 75′)
Direção: Firmino Holanda, Petrus Cariry

Acqua Movie (Acqua Movie, Brasil, 2019, 105′)
Direção: Lírio Ferreira

Amazônia Sociedade Anônima (Amazon Uncovered, Brasil, 2019, 72′)
Direção: Estêvão Ciavatta

Deus (God, Chile, 2019, 63′)
Direção: Christopher Murray, Josefina Buschmann, Israel Pimentel

Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (Waiting for the Carnival, Brasil, 2019, 85′)
Direção: Marcelo Gomes

Indianara (Indianara, Brasil, 2019, 92′)
Direção: Aude Chevalier-Beaumel, Marcelo Barbosa

Soldados da Borracha (Rubber Soldiers, Brasil, 2019, 82′)
Direção: Wolney Oliveira

Suspensão (Suspension, Colômbia, 2019, 73′)
Direção: Simón Uribe

Voltar ao Índice


Competição Curta-Metragem
(clique em seus nomes e seja direcionado aos textos)

C.I.T.A. (Cooperativa Industrial Têxtil Argentina) (C.I.T.A. (Cooperativa Industrial Textil Argentina), Argentina, 2019, 19′)
Direção: Lucas Molina, Tadeo Suarez, Marcos Pretti

Caranguejo Rei (The King Crab, Brasil, 2019, 23′)
Direção: Enock Carvalho, Matheus Farias

Guaxuma (Guaxuma, Brasil, 2018, 14′)
Direção: Nara Normande

Liberdade (Liberdade, Brasil, 2018, 25′)
Direção: Pedro Nishi, Vinícius Silva

Mamapara (Mamapara, Peru/Argentina/Bolívia, 2020, 17′)
Direção: Alberto Flores Vilca

Mitos Indígenas em Travessia (Ancient Stories, Brasil, 2019, 22′)
Direção: Julia Vellutini, Wesley Rodrigues

Nova Iorque, Mais Uma Cidade (New York, Just Another City, Brasil/EUA, 2019, 18′)
Direção: André Lopes, Joana Brandão

Nove Águas (Nine Waters, Brasil, 2019, 25′)
Direção: Gabriel Martins, Quilombo dos Marques

O Delegado (The Sheriff, Colômbia, 2019, 26′)
Direção: Samuel Moreno Alvarez

O Fim da Eternidade (The End of Eternity, Argentina/Peru, 2019, 10′)
Direção: Pablo Radice

O Fogo Que Vimos (The Fire We Saw, Argentina, 2019, 12′)
Direção: Pilar Condomí, Candelaria Gutierrez

O Levante dos Andes – A Cidade-Tampão Que Se Reinventa Através da Arquitetura (Andes Uprising, a Buffer City Re-inventing Itself Through Architecture, Alemanha/Bolívia, 2019, 14′)
Direção: Bernardo Villagra Meruvia

Por Trás da Cortina Verde (Behind the Green Curtain, Brasil, 2019, 29′)
Direção: Caio Silva Ferraz, Paulo Plá

Resplendor (Resplendor, Brasil, 2019, 52′)
Direção: Claudia Nunes, Erico Rassi

Ruivaldo, o Homem Que Salvou a Terra (Ruivaldo, the Man Who Saved the Earth, Brasil, 2019, 45′)
Direção: Jorge Bodanzky, João Farkas

Suquía (Suquía, Argentina, 2019, 13′)
Direção: Ezequiel Salinas

Tuã Ingugu (Olhos d’Água) (Tuã Ingugu (Olhos d’Água), Brasil, 2019, 11′)
Direção: Daniela Thomas

Voltar ao Índice


Concurso Curta Ecofalante
(clique em seus nomes e seja direcionado aos textos)

O Concurso Curta Ecofalante é um estímulo à produção audiovisual brasileira, incentivando aqueles que estão no início de suas carreiras. Apresentamos uma seleção criteriosa de filmes universitários, de alunos de escolas técnicas e de cursos livres de cinema. Os filmes concorrem a Melhor Curta Ecofalante – com prêmio de R$ 4.000,00 – e Melhor Filme pelo Público.

Ângelo (Angelo, Brasil, 2020, 28′)
Direção: Mariana Machado

Beat É Protesto – O Funk pela Ótica Feminina (Beat Is Protest – Funk from a Female Perspective, Brasil, 2019, 23′)
Direção: Mayara Efe

Cancha – Domingo É Dia de Jogo (Sunday Is Soccer Day, Brasil, 2020, 18′)
Direção: Welyton Crestani

Cantos de Origem (Crossing Out Loud, Brasil, 2019, 20′)
Direção: Marcella Ferrari, Brenda Zacharias, Paulina Meza, Chico Sales & Gislene Nogueira

Cerrado de Volta: A Restauração na Chapada dos Veadeiros (Cerrado Restored: Rehabilitation in Chapada dos Veadeiros, Brasil, 2019, 14′)
Direção: Cleisyane Quintino

Cidade de Quem Corre (Hastened City, Brasil, 2019, 11′)
Direção: Fernando Martins

Como Se Fossem Máquinas (As If They Were Machines, Brasil, 2018, 28′)
Direção: João de Mari

Contratempos (Setbacks, Brasil, 2019, 8′)
Direção: Matheus Santos

Cor de Pele (Skin Color, Brasil, 2019, 4′)
Direção: Larissa Barbosa

Correntes (Sealed, Brasil, 2020, 15′)
Direção: Charles dos Santos

De Canto em Canto (Walking and Singing, Brasil, 2019, 13′)
Direção: Júlia Maria

Desculpe Interromper o Silencio de Sua Viagem (Sorry to Disturb Your Commute, Brasil, 2018, 12′)
Direção: Maiara Astarte

Elemento Suspeito (The Usual Suspect, Brasil, 2019, 9′)
Direção: Gustavo Paixão

Entre Mães (Mothers, Brasil, 2019, 25′)
Direção: Nicoly Cruvinel

Estado de Neblina (State of Fog, Brasil, 2019, 19′)
Direção: Bruno Ramos

Hoje Eu Não Fico no Vestiário (Coming out of the Locker Room, Brasil, 2019, 12′)
Direção: Nicole Lopes

Hoje Sou Felicidade (Today I’m Happiness, Brasil, 2019, 20′)
Direção: João Luís & Tiago Aguiar

Nem Puta nem Santa (Neither Whore nor Saint, Brasil, 2019, 7′)
Direção: Alana Ferreira

O Garoto do Fim do Mundo (The Boy from the End of the World, Brasil, 2019, 20′)
Direção: Antônio Victor e Lailson Brito

O Verbo Se Fez Carne (The Word Became Flesh, Brasil, 2019, 6′)
Direção: Ziel Karapotó

Perpétuo (Perpetual, Brasil, 2018, 24′)
Direção: Lorran Dias

Território: Nosso Corpo, Nosso Espírito (Territory: Our Body, Our Spirit, Brasil, 2019, 27′)
Direção: Clea Torres & João Paulo Fernandes

Vidas Que Correm (Runaway Lives, Brasil, 2019, 10′)
Direção: Alunos Colégio Paulo Freire

Vivi Lobo e o Quarto Mágico (Vivi Wolf and the Magical Room, Brasil, 2019, 13′)
Direção: Isabelle Santos & Edu MZ Camargo

Voltar ao Índice


Clássicos e Premiados
(clique em seus nomes e seja direcionado aos textos)

Brasil S/A (Brazilian Dream, Brasil, 2014, 72′)
Direção: Marcelo Pedroso

Corumbiara (Corumbiara: They Shoot Indians, Don’t They?, Brasil, 2009, 117′)
Direção: Vincent Carelli

Dedo na Ferida (A Sore Spot, Brasil, 2017, 90′)
Direção: Silvio Tendler

Era Uma Vez Iracema (Brasil, 2005, 45′)
Direção: Jorge Bodanzky

Fronteira das Almas (Brasil, 1988, 90′)
Direção: Hermano Penna

Iracema – Uma Transa Amazônica (Iracema, Brasil, 1974, 90′)
Direção: Jorge Bodanzky, Orlando Senna

Jari (Jari, Brasil, 1979, 60′)
Direção: Jorge Bodanzky, Wolf Gauer

Mario (Mario, Brasil, 1999, 86′)
Direção: Hermano Penna

Martírio (Martírio, Brasil, 2016, 162′)
Direção: Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho, Tatiana Almeida

Não Respire – Contém Amianto (Do Not Breathe – Contains Asbestos, Brasil, 2017, 70′)
Direção: André Campos, Carlos Juliano Barros & Caue Angeli

Navegaramazônia – Uma Viagem com Jorge Mautner (Brasil, 2006, 50′)
Direção: Jorge Bodanzky, Evaldo Mocarzel

No Meio do Rio, Entre as Árvores (Within the River, Among the Trees, Brasil, 2009, 73′)
Direção: Jorge Bodanzky

No Rio das Amazonas (On the River of the Amazons, Brasil, 1995, 76′)
Direção: Ricardo Dias

O Cineasta da Selva (The Filmmaker of the Amazon, Brasil, 1997, 87′)
Direção: Aurélio Michiles

Os Mucker (Brasil, 1978, 105′)
Direção: Jorge Bodanzky, Wolf Gauer

Pandemonium (Pandemonium, Brasil, 2010, 52′)
Direção: Jorge Bodanzky

Sob a Pata do Boi (Grazing the Amazon, Brasil, 2018, 49′)
Direção: Márcio Isensee e Sá

Terceiro Milênio (The Third Millennium, Brasil, 1981, 90′)
Direção: Jorge Bodanzky, Wolf Gauer

Voltar ao Índice

Mostra Ecofalante de Cinema | Apostila

A Apostila de Cinema é uma iniciativa de promover o debate sobre o cinema e questões pertinentes ao mesmo levantando análises culturais, sociais e estéticas que consideramos centrais para o pensamento crítico da Sétima Arte Contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *