Mostra SP | Apostila
Vencedores
Clique no nome dos filmes e leia nossa crítica
Prêmio do Júri – Melhor Ficção: “Eyimofe (Esse é Meu Desejo)”
Prêmio do Júri – Melhor Documentário: “17 Quadras”
Prêmio do Júri – Menção Honrosa: “Chico Rei Entre Nós”
Prêmio do Júri – Menção Honrosa: Thiessa Woinbackk, atriz de “Valentina”
Prêmio do Público – Ficção Internacional: “Não Há Mal Algum”
Prêmio do Público – Documentário Internacional: “Welcome to Chechnya”
Prêmio do Público – Ficção Brasileira: “Valentina”
Prêmio do Público – Documentário Brasileiro: “Chico Rei Entre Nós”
Prêmio da Crítica – Filme Internacional: “Mosquito”
Prêmio da Crítica – Filme Brasileiro: “Glauber, Claro”
Prêmio Abraccine: “Êxtase”
Mostra SP | Apostila
Em coletiva no sábado, dia 10 de outubro, foram divulgados os filmes que fazem parte da 44ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece entre os dias 22 e outubro e 4 de novembro (clique aqui e acesso a página oficial do evento).
A abertura será às 19:30 do dia com uma sessão presencial no Belas Artes Drive-In do filme “Nova Ordem”, dirigido pelo mexicano Michel Franco. A cerimônia será transmitida virtualmente. A partir de 00:01 do dia 23 o filme poderá ser visto online.
A Mostra SP será em formato híbrido. Presencialmente, as sessões serão tanto no Belas Artes Drive-In quanto no Cinesesc Drive-In. No formato online, terão sessões gratuitas nas plataformas Spcine Play e Sesc Digital, além de outras, pagas, pelo Mostra Play. O preço de cada sessão é R$ 6,00 e há limite de ingressos. Então, vale se programar para não perder o que for de seu interesse.
Com isso, abrimos mais um guia em formato de apostila. Ela será atualizada diariamente, com mais informações sobre o Festival. Em breve, mais material sobre os filmes, além dos cursos e fóruns que ocorrerão durante o evento.
Segue a lista completa dos 198 títulos de 71 países – divididos por recortes curatoriais.
Índice
(clique e seja direcionado à lista correspondente)
Filme com críticas publicadas
Entrevistas
Abertura
Perspectiva Internacional
Competição Novos Diretores
Mostra Brasil
Mostra Brasil – Novos Diretores
Apresentações Especiais
Filmes com Críticas Publicadas
#eagoraoque (Mostra Brasil)
Ana. Sem Título (Mostra Brasil)
Another Round (Filme de Encerramento)
17 Quadras (Competição Novos Diretores)
1986 (Perspectiva Internacional)
499 (Perspectiva Internacional)
A Arte de Derrubar (Competição Novos Diretores)
Al-Shafaq – Quando o Céu Se Divide (Competição Novos Diretores)
Apenas Mortais (Competição Novos Diretores)
Aranha (Perspectiva Internacional)
Casa de Antiguidades (Mostra Brasil – Novos Diretores)
Chico Rei Entre Nós (Mostra Brasil – Novos Diretores)
Cidade Pássaro (Mostra Brasil)
Colômbia Era Nossa (Competição Novos Diretores)
Coronation (Apresentações Especiais)
Cozinhar F*der Matar (Perspectiva Internacional)
Curral (Mostra Brasil – Novos Diretores)
Dezesseis Primaveras (Competição Novos Diretores)
Dias (Perspectiva Internacional)
Em Meus Sonhos (Competição Novos Diretores)
Espacate (Competição Novos Diretores)
Esse é o Meu Desejo (Competição Novos Diretores)
Êxtase (Mostra Brasil – Competição Novos Diretores)
Fábulas Ruins (Competição Novos Diretores)
Filho de Boi (Mostra Brasil – Novos Diretores)
Glauber, Claro (Mostra Brasil)
Irmã (Mostra Brasil – Novos Diretores)
Kubrick por Kubrick (Perspectiva Internacional)
Limiar (Competição Novos Diretores)
Lua Vermelha (Competição Novos Diretores)
Luz Acesa (Mostra Brasil)
Mães de Verdade (Perspectiva Internacional)
Malmkrog (Perspectiva Internacional)
Master in Shorts (Apresentações Especiais)
Mate-o e Saia Desta Cidade (Competição Novos Diretores)
Miss Marx (Perspectiva Internacional)
Mosquito (Competição Novos Diretores)
Mulher Oceano (Mostra Brasil)
Nadando Até o Mar se Tornar Azul (Perspectiva Internacional)
Nheengatu (Mostra Brasil)
Nova Ordem (Filme de Abertura)
O Ano da Morte de Ricardo Reis (Perspectiva Internacional)
O Charlatão (Competição Novos Diretores)
O Lodo (Mostra Brasil)
O Livro dos Prazeres (Mostra Brasil – Competição Novos Diretores)
O Nariz ou A Conspiração dos Dissidentes (Competição Novos Diretores)
O Pergaminho Vermelho (Mostra Brasil – Novos Diretores)
O Problema de Nascer (Competição Novos Diretores)
O Tremor (Competição Novos Diretores)
Os Nomes das Flores (Competição Novos Diretores)
Panquiaco (Competição Novos Diretores)
Pari (Competição Novos Diretores)
Piedra Sola (Competição Novos Diretores)
Sem Ressentimentos (Competição Novos Diretores)
Sibéria (Perspectiva Internacional)
Sobradinho (Mostra Brasil)
Stardust (Perspectiva Internacional)
Suor (Competição Novos Diretores)
Tentehar – Arquitetura do Sensível (Mostra Brasil – Competição Novos Diretores)
Todas as Melodias (Mostra Brasil)
Todos os Mortos (Apresentações Especiais)
Um Dia com Jerusa (Mostra Brasil – Novos Diretores)
Valentina (Mostra Brasil – Competição Novos Diretores)
Verlust (Mostra Brasil)
Welcome to Chechnya (Perspectiva Internacional)
Entrevistas
Joyce Prado, diretora de “Chico Rei Entre Nós”
Haroldo Borges, diretor de “Filho de Boi”
Cássio Cunha dos Santos, diretor de Valentina
Siamak Etemadi, diretor de “Pari”
Jenni Kivistö e Juss Rastas, diretores de “Colômbia Era Nossa“
Abertura
Nova Ordem (Michel Franco, México | França, 88′)
Perspectiva Internacional
Carrossel de Críticas
499 (Rodrigo Reyes, México | EUA, 87′)
1986 (Lothar Herzog, Alemanha | Bielorussia, 77′)
A Arte de Derrubar (Aslaug Aarsæther, Gunnbjørg Gunnarsdottir, Noruega | Africa do Sul, 74′)
A Deusa dos Vagalumes (Anaïs Barbeau-Lavalette, Canadá)
A Herdade (Tiago Guedes, Portugal | França, 166′)
A Pastora e as Sete Canções (Pushpendra Singh, Índia, 96′)
A Saída dos Trens (Radu Jude, Adrian Cioflâncă, Romênia, 175′)
Anerca, Respiração da Vida (Markku Lehmuskallio, Johannes Lehmuskallio, Finlândia, 87′)
Ao Entardecer (Sharunas Bartas, Lituania | França | Servia, 128′)
Aranha (Andrés Wood, Chile | Argentina | Brasil, 105′)
As Veias do Mundo (Byambasuren Davaa, Alemanha | Mongólia, 96′)
Assim Desse Jeito (Kislay, Índia, 109′)
Beans (Tracey Deer, Canadá, 92′)
Berlin Alexanderplatz (Burhan Qurbani, Alemanha | Holanda | França | Canada, 182′)
Ciclo Solitário (Qi ZHANG, China, 95′)
Correndo Para o Céu (Mirlan Abdykalykov, Quijirquistão, 88′)
Corvos (Naghi Nemati, Irã, 80′)
Cozinhar F*der Matar (Mira Fornay, República Checa | Eslováquia, 116′)
Crianças do Sol (Majid Majidi, Irã, 99′)
DAU. Degeneração (Ilya Khrzhanovsky, Jekaterina Oerte, Russia | Ucrânia, 368′)
DAU. Natasha (Ilya Khrzhanovsky, Jekaterina Oerte, Russia | Ucrânia, 138′)
Dias (Tsai Ming-Liang, Taiwan, 127′)
Entre Mortes (Hilal Baydarov, Azerbaijão | EUA, 88′)
Entre o Céu e a Terra (Najwa Najjar, Palestina | Luxemburgo | Islândia, 93′)
Estava Chovendo Pássaros (Louise Archambault, Canadá)
Fevereiro (Kamen Kalev, Bulgária | França, 125′)
Gato na Parede (Mina Mileva e Vesela Kazakova, Bulgária | Reino Unido, 92′)
Gênero, Pan (Lav Diaz, Filipinas, 157′)
Guerra (José Oliveira e Marta Ramos, Portugal)
Impedimento em Cartum (Marwa Zein, Sudão | Noruega | Dinamarca, 75′)
Irmãs Separadas (Daphne Charizani, Alemanha | Grécia, 93′)
Isso Não É um Enterro, É uma Ressurreição (Lemohang Jeremiah Mosese, Lesoto, 120′)
Jantar na América (Adam Rehmeier, EUA, 106′)
Kubrick por Kubrick (Grégory Monro, França, 72′)
Mães de Verdade (Naomi Kawase, Japão, 140′)
Malmkrog (Cristi Puiu, Romenia | Servia | Suiça, 201′)
Meu Rembrandt (Oeke Hoogendijk, Holanda, 97′)
Minha Incrível Wanda (Bettina Oberli, Suiça, 110′)
Minha Irmã (Stéphanie Chuat, Véronique Reymond, Suiça | Alemanha, 99′)
Miss Marx (Susanna Nicchiarelli, Itália | Bélgica, 107′)
Murmúrio (Heather Young, Canadá, 85′)
Nadando Até o Mar se Tornar Azul (Jia Zhang-ke, China, 112′)
Nadia, Borboleta (Pascal Plante, Canadá)
Não Há Mal Algum (Mohammad Rasoulof , Alemanha | Irã, 152′)
Nariz Sangrando, Bolsos Vazios (Bill Ross IV, Turner Ross, EUA, 98′)
Nimby (Teemu Nikki, Finlândia, 93′)
Nossa Senhora do Nilo (Atiq Rahimi, França | Bélgica | Ruanda)
Notturno (Gianfranco Rosi, Itália | França | Alemanha , 100′)
Números (Oleg Sentsov, Akhtem Seitablaev, Ucrânia, 104′)
O Ano da Morte de Ricardo Reis (João Botelho, Portugal, 130′)
O Caminho Para Moscou (Micha Lewinsky, Suiça, 99′)
O Charlatão (Agnieszka Holland, República Checa, 118′)
O Clube Vinland (Benoit Pilon, Canadá, 125′)
O Despertar de Fanny Lye (Thomas Clay, Reino Unido | Alemanha, 112′)
O Neon Através do Oceano (Matthew Victor Pastor, Filipinas | Austrália, 90′)
O Paraíso da Serpente (Bernardo Arellano, México | Itália | EUA, 90′)
O Século 20 (Matthew Rankin , Canadá, 90′)
O Último Banho (David Bonneville, Portugal | França, 95′)
Olliver Hawk, O Hipnotizador (Arthur Franck, Finlândia, 72′)
Ordem Moral (Mário Barroso, Portugal, 101′)
Pai (Srdan Golubović, Sérvia, 120′)
Paisagem na Sombra (Bohdan Sláma, República Checa)
Poppie Nongena (Christiaan Olwagen, África do Sul, 106′)
Prazer, Camaradas! (José Filipe Costa, Portugal, 106′)
Prefeitura (Frederick Wiseman, EUA, 275′)
Quando a Lua Estava Cheia (Narges Abyar , Irã, 128′)
Quando Anoitece (Braden King, EUA, 114′)
Rose Interpreta Julie (Joe Lawlor, Christine Molloy, Irlanda | Reino Unido, 100′)
Sem Cabeça (Kaveh Sajjadi Hosseini, Irã, 93′)
Sem Som (Behrang Dezfoulizadeh, Irã, 86′)
Sem Voz (Pascal Rabaté, França, 85′)
Shirley (Josephine Decker, EUA, 107′)
Sibéria (Abel Ferrara, Itália | Alemanha | Grécia | México, 92′)
Soros (Jesse Dylan, EUA, 85′)
Sportin’ Life (Abel Ferrara, Itália, 65′)
Stardust (Gabriel Range, Reino Unido)
Uivos São Ouvidos (Julio Hernández Cordón, México, 72′)
Um Crime em Comum (Francisco Márquez, Argentina | Brasil | Suíça, 96′)
Vencidos da Vida (Rodrigo Areias, Portugal)
Vivos (Ai Weiwei, Alemanha, 112′)
Walden (Bojena Horackova , França, 105′)
Welcome to Chechnya (David France, EUA, 107′)
Winona (Alexandros Voulgaris The Boy, Grécia, 88′)
Competição Novos Diretores
Carrossel de Críticas
9.75 (Uluç Bayraktar, Turquia, 117′)
17 Quadras (Davy Rothbart, EUA, 96′)
A Marina (Étienne Galloy & Christophe Levac, Canadá, 120′)
A Morte do Cinema e do Meu Pai Também (Dani Rosenberg, Israel, 103′)
A Terra É Azul Como Uma Laranja (Iryna Tsilyk, Ucrânia, 74′)
A Vida na Estrada (Sidra Rezwan, Salwa Soleiman Sedo, Ekhlas Heydar Samubud,Adnan Faroq, Síria, 74′)
Al-Shafaq – Quando o Céu Se Divide (Esen Isik, Suíça, 98′)
Anima (Reza Golchin, Irã, 75′)
Animais Nus (Melanie Waelde, Alemanha, 83′)
Apenas Mortais (Liu Ze, China, 98′)
Assim Como Acima, Abaixo (Sarah Francis, Líbano, 70′)
Calazar (Janis Rafa, Holanda, 90′)
Caminhando Contra o Vento (Shujun Wei , China, 130′)
Casulo (Leonie Krppendorff, Alemanha, 95′)
Cavaleiro de Verão (Xing You, China, 100′)
Chico Ventana Queria Ter um Submarino (Alex Piperno, Uruguai | Argentina | Brasil, 110′)
Colômbia Era Nossa (Jenni Kivistö, Jussi Rastas, Finlândia | Dinamarca | Suécia | França, 91′)
Contos da Prisão (Abel Visky, Hungria | Croácia | Reino Unido, 80′)
De Volta A Visegrad (Antoine Jaccoud, Julie Biro, Suíça, 5′)
De Volta Para Casa – Marina Abramovic e Seus Filhos (Boris Miljkovic, Sérvia, 83′)
Desenterrar (Georgis Grigorakis, Grécia | França, 101′)
Dezesseis Primaveras (Suzanne Lindon, França, 73′)
Eeb Allay Ooo! (Prateek Vats, Índia, 97′)
Em Meus Sonhos (Murat Çeri, Turquia, 100′)
Entre Cão e Lobo (Irene Gutiérrez, Espanha | Cuba | Colômbia, 75′)
Equinócio (Lena Knauss, Alemanha, 110′)
Espacate (Christian Johannes Koch, Suíça, 110′)
Este É Meu Desejo (Arie Esiri, Chuko Esiri, Nigéria | EUA, 116′)
Exílio (Visar Morina, Alemanha | Bélgica | Kosovo, 121′)
Fábulas Ruins (Fabio & Damiano D’Innocenzo, Itália,98′)
Farewell Amor (Ekwa Msangi, EUA, 95′)
Feels Good Man (Arthur Jones, EUA, 92′)
Gatilho (Pavel Ganin, Rússia, 98′)
Havel (Slávek Horák, República Checa)
Josep (Aurélien Froment, Bélgica | França, 80′)
Kairós (Nicolás Buenaventura Vidal, França, Colômbia, 78′)
La Francisca, Uma Juventude Chilena (Rodrigo Litorriaga, Chile | França | Bélgica, 80′)
Labirinto Yo’eme (Sergi Pedro Ros, México | Espanha, 87′)
Limiar (Rouzbeh Akhbari, Felix Kalmenson, Canadá | Armênia | Turquia, 70′)
Lorelei (Sabrina Doyle, EUA, 111′)
Lua Vermelha (Lois Patiño, Espanha, 83′)
Luxor (Zeina Durra, Reino Unido | França, 85′)
Mãe de Aluguel (Jeremy Hersh, EUA, 93′)
Mamãe, Mamãe, Mamãe (Sol Berruezo Pichon-Rivière, Argentina, 70′)
Mate-o e Deixe Esta Cidade (Mariusz Wilczyński, Polônia, 88′)
Matriarca (Jure Pavlovic, Croacia | Servia | França | Bosnia-Herzegovina, 93′)
Meu Coração Só Irá Bater se Você Pedir (Jonathan Cuartas, EUA, 90′)
Mosquito (Nuno Pinto, Portugal, 125′)
Nem Herói Nem Traidor (Nicolás Savignone, Argentina, 74′)
O Nariz ou A Conspiração dos Dissidentes (Andrey Khrzhanovsky, Rússia, 89′)
O Nome Encravado em Seu Coração (Kuang-Hui LIU, Taiwan, 113′)
O Pequeno Refugiado (Batin Ghobadi , Turquia | Irã, 90′)
O Problema de Nascer (Sandra Wollner, Áustria, 94′)
O Santo do Impossível (Marc Wilkins, Suíça, 97′)
O Tremor (Balaji Vembu Chelli, Índia, 71′)
Os Nomes das Flores (Bahman Tavoosi, Bolivia | Canada | EUA | Catar, 79′)
Panquiaco Ana Elena Tejera, Panamá, 85′)
Pari (Siamak Etemadi, Grécia | França | Holanda | Bulgaria, 101′)
Piedra Sola (Alejandro Telémaco Tarraf, Argentina | Catar | Reino Unido, 82′)
Pilatos (Linda Dombrovszky, Hungria, 73′)
Problemas com a Natureza (Illum Jacobi, Dinamarca, 95′)
Rebeldes de Verão (Martina Saková, Alemanha | Eslováquia, 92′)
Sanguinetti (Christian Diaz Pardo, México | Chile, 81′)
Sem Ressentimentos (Faraz Shariat, Alemanha, 92′)
Silêncio e Pôr do Sol (Kazufumi Umemura, Japão, 136′)
Solo (Sevgi Hirschhäuser, Alemanha | Turquia, 105′)
Summertime (Carlos López Estrada, EUA, 95′)
Suor (Magnus von Horn, Polônia | Suécia, 100′)
Uma Máquina para Habitar (Yoni Goldstein, Meredith Zielke, EUA, 87′)
Verão Branco (Rodrigo Ruiz Patterson, México)
Zanka Contact (Ismaël El Iraki, França | Marrocos | Bélgica, 125′)
Mostra Brasil
Carrossel de Críticas
#eagoraoque (Jean-Claude Bernardet, Rubens Rewald, 70′)
Ana. Sem Título (Lucia Murat, 100′)
As Órbitas da Água (Frederico Machado, 72′)
Cidade Pássaro (Matias Mariani, 102′)
Cracolândia (Edu Felistoque)
Entre Nós Um Segredo (Beatriz Seigner, Toumani Kouyaté, 79′)
Glauber, Claro (César Meneghett, 80′)
Lamaçal Franco Verdoia, 97′)
Luz Acesa (Guilherme Coelho)
Mulher Oceano (Djin Sganzerla, 99′)
Nas Asas Da Pan Am (Silvio Tendler, 110′)
Nheengatu (José Barahona, 114′)
O Lodo (Helvécio Ratton, 94′)
Sobradinho (Marília Hughes, Cláudio Marques, 70′)
Todas as Melodias (Marco Abujamra, 80′)
Verlust (Esmir Filho, 112′)
Mostra Brasil – Competição Novos Diretores
Carrossel de Críticas
Candango: Memórias do Festival (Lino Meireles 119′)
Casa de Antiguidades (João Paulo Miranda Maria, 87′)
Chico Rei Entre Nós (Joyce Prado, 93′)
Curral (Marcelo Brennand, 87′)
Dente Por Dente (Julio Taubkin, Pedro Arantes, 85′)
Êxtase (Moara Passoni, 72′)
Filho de Boi (Haroldo Borges, 91′)
Irmã (Luciana Mazeto e Vinícius Lopes, 88′)
Mar de Dentro (Dainara Toffoli, 98′)
O Livro dos Prazeres (Marcela Lordy , 99′)
O Pergaminho Vermelho (Nelson Botter Jr, 90′)
Samba de Santo – Resistência Afro-Baiana (Betão Aguiar, 80′)
Tentehar – Arquitetura do Sensível (Paloma Rocha, 90′)
Um Dia Com Jerusa (Viviane Ferreira, 74′)
Valentina (Cássio Pereira dos Santos, 94′)
Xeque-Mate (Bruna Piantino, 71′)
Apresentações Especiais
Coronation (Ai Weiwei, China, 115′)
Homenagem a Fernando Coni Campos
. Ladrões de Cinema (Fernando Coni Campos, Brasil, 127′)
. O Mágico e o Delegado (Fernando Coni Campos, Brasil, 103′)
. Viagem ao Fim do Mundo (Fernando Coni Campos, Brasil, 95′)
La Planta (Beto Brant, Brasil, 50′)
Masters in Short
. A Visita (Jia Zhang-ke, China, 4′
. Escondida (Jafar Panahi, França | Irã, 18′)
. O Adivinhador (Evan Johnson, Galen Johnson e Guy Maddin, Canadá, 19′)
. Os Caçadores de Coelhos (Evan Johnson, Galen Johnson e Guy Maddin, Canadá, 9′)
. Uma Noite na Ópera (Sergei Losnitza, França, 19′)
Todos os Mortos (Marco Dutra e Caetano Gotardo, Brasil | França, 120′)
Encerramento
Another Round (Thomas Vinterberg, 117′)